Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELKY4
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Carolina da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Livia Maria Fraga Vieirapt_BR
dc.creatorÉrica Patricia Monteiro Pacheco Bragapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T05:25:36Z-
dc.date.available2019-08-14T05:25:36Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELKY4-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral tratar da importância da literatura na Educação Infantil. O contato com a literatura deve acontecer desde o berço, desde a mais tenra idade. Quanto antes esse contato for iniciado maior a chance de se formar crianças leitoras. A literatura infantil consegue tocar a criança e auxiliá-la em seu processo de desenvolvimento e para isso este trabalho vem pensar em formas de ampliar cada vez mais e mais cedo o acesso das crianças aos livros de maneiras diversas e prazerosas. Vem verificar qual a visão das professoras das turmas de três anos da UMEI Pacajá, sobre as práticas de leitura literária nos espaços de cuidado e educação, qual a relevância e qual o seu papel no seu exercício diário como educadora. Para tanto, foi feito um acompanhamento nas turmas, verificando as práticas desenvolvidas por meio de aplicação de questionário com as professoras e observação nas turmas, objetivando refletir como e de que forma a intervenção das professoras pode impactar positivamente na relação das crianças com os livros. Para o desenvolvimento da pesquisa trabalhei com os conceitos de educação infantil, literatura e literatura infantil. Concluindo que a literatura contribui para o desenvolvimento infantil e por isso a importância da biblioteca, mesmo que no referido caso, a ausência da biblioteca não impediu a realização de um bom trabalho com a literatura.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formação pt_BR
dc.subject.otherLeitura Estudo e ensinopt_BR
dc.titleAnálise das práticas de leitura literária nas turmas de três anos da umei pacajápt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
_rica_patr_cia_monteiro_pacheco_braga.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.