Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELKY4
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Carolina da Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Livia Maria Fraga Vieira | pt_BR |
dc.creator | Érica Patricia Monteiro Pacheco Braga | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T05:25:36Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T05:25:36Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELKY4 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo geral tratar da importância da literatura na Educação Infantil. O contato com a literatura deve acontecer desde o berço, desde a mais tenra idade. Quanto antes esse contato for iniciado maior a chance de se formar crianças leitoras. A literatura infantil consegue tocar a criança e auxiliá-la em seu processo de desenvolvimento e para isso este trabalho vem pensar em formas de ampliar cada vez mais e mais cedo o acesso das crianças aos livros de maneiras diversas e prazerosas. Vem verificar qual a visão das professoras das turmas de três anos da UMEI Pacajá, sobre as práticas de leitura literária nos espaços de cuidado e educação, qual a relevância e qual o seu papel no seu exercício diário como educadora. Para tanto, foi feito um acompanhamento nas turmas, verificando as práticas desenvolvidas por meio de aplicação de questionário com as professoras e observação nas turmas, objetivando refletir como e de que forma a intervenção das professoras pode impactar positivamente na relação das crianças com os livros. Para o desenvolvimento da pesquisa trabalhei com os conceitos de educação infantil, literatura e literatura infantil. Concluindo que a literatura contribui para o desenvolvimento infantil e por isso a importância da biblioteca, mesmo que no referido caso, a ausência da biblioteca não impediu a realização de um bom trabalho com a literatura. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Análise das práticas de leitura literária nas turmas de três anos da umei pacajá | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
_rica_patr_cia_monteiro_pacheco_braga.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.