Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELQHA
Type: Monografias de Especialização
Title: Musica na educacao infantil: um olhar sobre as praticas pedagogicas
Authors: Marcia de Almeida Viana Leal
First Advisor: Claudio Emanuel dos Santos
Abstract: Este estudo tem como objetivo analisar as praticas musicais das professoras do bercario da Unidade Municipal de Educacao Infantil Alaide Lisboa, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os atores dessa pesquisa foram quatorze professoras atuantes no bercario e suas respectivas turmas (faixa etaria 0-2 anos,) no turno da tarde. A musica esta presente na vida do ser humano e compoe o fazer pedagogicona Educacao Infantil. Atraves de uma investigacao qualitativa, pretende-se capturar esse fazer pedagogico, que esta presente na rotina, investigar sobre como ele esta acontecendo e de que maneira ele vem sendo desenvolvido de forma criativa, repetitiva, planejada, improvisado ou aleatorio, esporadico ou regular, com quefrequencia esses momentos acontecem, quais os instrumentos musicais que sao utilizados, quais as dificuldades encontradas pelas professoras para trabalharem essa linguagem e como ele vem se alternando nas praticas. Atraves dos estudos bibliograficos realizados e da pratica pedagogica do docente, com base no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI), buscou-se relacionar o trabalho desenvolvido na UMEI, em dialogo com autores Brito (2013) eYogi (2007) e Bellochio (2000), entre outros, que nortearam essa discussao.
Subject: Professores de ensino fundamental Formação 
Educação de crianças
Musica Instrução e estudo
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELQHA
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
m_rcia_de_almeida_viana_leal.pdf2.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.