Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMKSQ
Type: Monografias de Especialização
Title: Consciência fonológica na educação infantil: uma leitura a partir da prática docente
Authors: Patrícia Fonseca Rodrigues
First Advisor: Sandro Vinicius Sales dos Santos
First Referee: Erica Dumont Pena
Abstract: Através de um projeto realizado na UMEI Granja de Freitas foi desenvolvido um trabalho com o objetivo de observar e analisar sobre como é possível favorecer uma aprendizagem significativa de leitura e escrita com crianças de cinco anos e propor atividades interessantes de leitura e escrita utilizando diferentes portadores de textos e diferentes métodos que auxiliem nesse processo tal como o uso da consciência fonológica. Os principais objetivos desta pesquisa foram conhecer como acontece a alfabetização e o letramento, antes do ensino fundamental e como a consciência fonológica pode auxiliar nesse processo. A metodologia utilizada foi um questionário com as professoras sobre qual a visão que elas têm do tema, e observações acerca do trabalho feito pelas professoras com as crianças envolvendo alfabetização, letramento e consciência fonológica. A pesquisa apoiou-se na descrição de um diário de campo realizado com duas turmas de 4 a 5 anos de uma escola pública municipal de Belo Horizonte e aconteceu com atividades onde as crianças tiveram acesso a vários portadores de textos promovendo a leitura, conhecimento e construção da escrita. A partir dos dados observou-se que a aquisição da leitura e da escrita fluem melhor em um espaço lúdico e com o apoio da consciência fonológica.
Subject: Leitura Estudo e ensino 
Professores de ensino fundamental Formação 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMKSQ
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
patr_cia_fonseca_rodrigues.pdf367.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.