Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMM6J
Type: Monografias de Especialização
Title: O professor como sujeito de inclusão
Authors: Soraya Simone Martins de Araújo
First Advisor: Liberia Rodrigues Neves
First Referee: Ernesto Andres Anzalone Vazquez
Abstract: Este trabalho teve por objetivo analisar o papel do professor enquanto sujeito de inclusão. Trata-se de um trabalho com uma estrutura de pesquisa qualitativa apoiada numa estrutura de pesquisa participante, voltada e preparada para a realização de um estudo de caso descritivo e observacional. O estudo de caso, aqui realizado, foi planejado a partir do desenvolvimento de um plano de ação, dentro da instituição de ensino, em uma determinada sala de aula, através da observação edescrição do processo de aprendizagem e desenvolvimento de uma determinadacriança junto com seus pares. Para referencial teórico foram estudados autores da área da Educação Inclusiva como Márcia Denise Pletsch, Rossana Ramos, Maria Aparecida Leite Soares, Dayse Campos de Sousa e outros, no intuito de se compreender o que é educação inclusiva, a sua prática em sala de aula, as dificuldades dos docentes, dentre outros. Foram aplicados questionários para cinco professoras, duas auxiliares de apoio a inclusão, a mãe e a criança em questão.Através das análises realizadas sobre as respostas das professores e auxiliares foi possível listar as dificuldades enfrentadas por cada segmento em relação à inclusão. Os resultados demonstraram que, para implementar um processo de inclusão efetivo, o trabalho entre professor, auxiliar e família deve ser executado em equipe, oferecendo aulas especializadas extra turno, um monitor para cada criança comdeficiência, bem como mudança na postura do professor que passa a ser um sujeito de inclusão.
Subject: Professores de ensino fundamental Formação 
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Educação especial 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMM6J
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
soraya_simone_martins_de_ara_jo.pdf773.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.