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Type: Dissertação de Mestrado
Title: O relacionamento franqueador franqueado e seus conflitos
Authors: Felipe Augusto Ferrarez Da Mata
First Advisor: Reynaldo Maia Muniz
First Referee: Carlos Alberto Goncalves
Second Referee: Fernando Coutinho Garcia
Abstract: Esse estudo buscou apresentar a dinâmica do relacionamento franqueador-franqueado e quais são os conflitos mais recorrentes dessa relação de acordo com as redes de franquias entrevistadas IE Intercâmbio, Number One e Odontoclinic. Conjuntamente, foi analisado se esses conflitos encontrados justificam a adoção pelo modelo de franquias pelas empresas pesquisadas. Três abordagens teóricas (teoria da escassez de recursos, teoria da agência e teoria institucional) foram selecionadas para explicar essa relação, desde sua gênesis, a necessidade da empresa de decisão pelo processo de franquias em detrimento do crescimento orgânico, e também do relacionamento entre franqueador-franqueado no processo de assinatura de contrato, início de operação da franquia e do relacionamento do dia a dia. Também tentamos identificar quais os conflitos mais recorrentes em todas essas etapas e como se davam a resolução desses conflitos. Como metodologia, essa pesquisa foi de abordagem qualitativa, utilizando-se de um estudo de casos múltiplos. A coleta dos dados se deu por entrevistas semi-estruturadas e a análise dos dados foi realizada pela técnica de análise de conteúdo. Essa pesquisa foi importante para o estudo teórico sobre franquias, uma vez que foi analisado se as prerrogativas utilizadas para adoção dos modelos de franquias pelas redes, seriam suficientemente capazes de justificar os conflitos existentes na relação franqueador-franqueado.
Abstract: This study aimed to present the dynamics of the franchisor-franchisee relationship and which are the most present conflicts of this relationship according to the franchisors IE Intercâmbio, Number One and Odontoclinic. Also we analyzed whether these conflicts can justify the adoption for the franchise business model by the companies surveyed. Three theoretical approaches (theory of resources scarcity, agency theory and institutional theory) were selected to explain this relationship, since its genesis, the need of the decision of the company by franchising process at the expense of organic growth, and also the relationship between franchisor -franchisee the contract signing process, operation start of the franchise and the day to day relationship. We also try to identify the most related conflicts in all these steps and how to give the resolution of this conflict. As methodology, this research used a qualitative approach using a multiple case study. Data collection occurred through semi-structured interviews and the analysis of data was performed using content analysis. This research was important for the theoretical study of the franchise, as it was considered whether the privileges used for adoption of the model franchises by the networks, would be able to sufficiently justify the existing conflicts in the franchisor-franchisee relationship.
Subject: Franquias (Comércio varejista) Administração
Gestão de empresas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AF4ML2
Issue Date: 28-Jun-2016
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