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dc.contributor.advisor1Noel Torres Juniorpt_BR
dc.contributor.referee1Marlusa Goslingpt_BR
dc.contributor.referee2Dario Ikuo Miyakept_BR
dc.contributor.referee3Lauro Soares de Freitaspt_BR
dc.creatorLeila Scanfonept_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T05:13:41Z-
dc.date.available2019-08-10T05:13:41Z-
dc.date.issued2016-06-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AF5MZ9-
dc.description.abstractThe need for better management of services arising from their peculiar characteristics, their relevance in the economic environment and the challenges introduced by the current context of market exchange in services, especially those that depend on the active participation of customers and suppliers in the search for unique solutions for each customer and better results for both parties, make studies about services relevant and necessary. In face of this and considering that the supply networks are critical mediators to market exchange and it is through the their structure that customers, suppliers and other stakeholders access, adapt and integrate resources in order to create value for themselves and the others involved, this thesis aimed to understand the specifics in the structure of service supply network arising from diversification in the way of offering the service to the customer. To this end, in the light of the foundations of Service-Dominant Logic and Unified Services Theory sought to identify how formalization, centralization and complexity dimensions is presented in the structure of supply network of three services provided by the Military Police of Minas Gerais. Therefore, we conducted a qualitative study with exploratory descriptive purpose and based on embedded multiple case study methodology. The data collection procedures used were semi-structured interviews, direct observation and document analysis. For mapping and analysis of the supply networks, we used the Chart-Process-Network (PCN) Diagram. The field research results pointed out that the formalization, centralization and complexity dimensions of the supply network structure are impacted by the level of customer participation in the service process. Furthermore, was possible to perceive that the strategy adopted in the configuration of each service supply network (functional strategy) was aligned with the model of proposing value offered by the service (corporate strategy). These findings reinforce the issue of the need to recognize the importance of customer participation in service processes and managerial implications of participation advocated by the Unified Service Theory and the Service-Dominant Logic. Additionally, they confirm the relationship between structure and strategy aimed in organizational studies and reaffirm the alignment requirement between the strategies of organizational levels to achieve effectiveness by the organization.pt_BR
dc.description.resumoA necessidade de uma melhor gestão dos serviços decorrente de suas características peculiares, da relevância dos mesmos no cenário econômico e dos desafios trazidos pelo contexto atual das trocas de mercado em serviços, em especial àqueles que dependem da participação ativa de clientes e fornecedores na busca por soluções únicas para cada cliente e por melhores resultados para ambas as partes, tornam os estudos sobre serviços relevantes e necessários. Diante disto e considerando que as redes de suprimentos são mediadoras críticas para as trocas de mercado e é por meio da estrutura destas redes que clientes, fornecedores e demais atores acessam, adaptam e integram recursos no intuito de criarem valor para si e para os demais envolvidos, esta tese teve como objetivo geral compreender as especificidades na estrutura da rede de suprimentos em serviços decorrentes da diversificação no modo de ofertar o serviço para o cliente. Assim sendo, à luz dos fundamentos da Lógica Serviço-Dominante e da Teoria Unificada de Serviços buscou-se identificar como as dimensões formalização, centralização e complexidade se apresentavam na estrutura da rede de suprimentos de três serviços prestados pela Polícia Militar de Minas Gerais. Para tanto, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, finalidade exploratório-descritiva e baseado na metodologia de estudo de casos múltiplos e incorporados. Os procedimentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise documental. Para o mapeamento e análise das redes de suprimentos, utilizou-se o Diagrama Process-Chart-Network (PCN). Os resultados da pesquisa evidenciaram que as dimensões formalização, centralização e complexidade da estrutura da rede de suprimentos de cada serviço foram impactadas pelo nível de participação do cliente no mesmo. Além disto, foi possível perceber que a estratégia adotada na configuração da rede de suprimentos de cada serviço (estratégia funcional) estava alinhada ao modelo de proposta de valor ofertado pelo mesmo (estratégia corporativa). Estes achados reforçam a questão da necessidade de se reconhecer a importância da participação do cliente nos processos de serviços e as implicações gerenciais desta participação defendidas pela Teoria Unificada de Serviços e pela Lógica Serviço-Dominante. Ademais, confirmam a relação entre estrutura e estratégia apontada nos estudos organizacionais e reafirmam a exigência de alinhamento entre as estratégias dos níveis organizacionais para o alcance de efetividade pela organização.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstrutura organizacionalpt_BR
dc.subjectRedes de suprimentos em serviçospt_BR
dc.subjectDiagrama PCNpt_BR
dc.subject.otherLogística empresarial Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titleA estrutura das redes de suprimentos em serviços: uma análise à luz das diversas formas de oferta do serviço para o clientept_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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