Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AF5NSS
Type: Tese de Doutorado
Title: A influência do comportamento de liderança nas reações individuais à mudança: estudo sobre a criação e constituição do IFMG.
Authors: Renata Veloso Santos Policarpo
First Advisor: Renata Simoes Guimaraes
First Co-advisor: Antonio Luiz Marques
Abstract: Esta pesquisa objetiva analisar a influência do comportamento do líder na intenção dos servidores de resistir ou cooperar com o processo de criação e estruturação do modelo de gestão do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG. Para isso utilizou-se das concepções teóricas desenvolvidas por Bass (1985) e Bass e Avolio (1990) sobre o modelo de liderança transacional e transformacional e também seguiu a orientação do Modelo de Cooperação e Resistência à Mudança desenvolvido por Marques, Chaves e Dias (2005), revalidado por Borges e Marques (2011) e Marques (2012). A partir da compreensão das reações individuais à mudança e do estudo da teoria da liderança transacional e transformacional pretende-se examinar a inter-relação entre esses construtos na mudança pesquisada. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais originou-se em 2008, alvo de uma reestruturação na Rede de Educação Profissional e Tecnológica do país, com a integração de três antigas autarquias CEFET Bambuí, CEFET Ouro Preto e Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista e também das Unidades Descentralizadas de Ensino (UNEDs) Congonhas e Formiga, para se transformar atualmente numa instituição multicampi no Estado de Minas Gerais. E nesse cenário, para o alcance dos objetivos propostos, realizou-se então um estudo de caso quantitativo e qualitativo, descritivo e explicativo. Assim, foi realizada a pesquisa por meio da aplicação de questionários e de entrevistas. Os dados quantitativos foram analisados por meio da regressão múltipla e os dados demográficos, por meio de estatística descritiva. Já as análises qualitativas foram realizadas por meio da análise de conteúdo. Uma amostra de 57 respondentes foi obtida, sendo todos vivenciadores do processo de criação e constituição do modelo de gestão do IFMG. Na análise qualitativa foram entrevistados 15 indivíduos, estratificados por campus de origem, com o uso de um roteiro semi-estruturado. A pesquisa também envolveu o uso de dados secundários, tais como: análise documental e pesquisa bibliográfica acerca das mudanças implementadas na rede de educação, profissional e tecnológica. A análise de dados permitiu verificar que o estilo de liderança transformacional não influencia positivamente a cooperação e aceitação à mudança organizacional, bem como, os estilos de liderança transacional e laissez-faire não influenciam negativamente a cooperação e aceitação à mudança. O que foi confirmado é que o desempenho da liderança cujas dimensões são o esforço extra, a eficácia e a satisfação influenciam positivamente a cooperação e aceitação individual à mudança. Esses resultados mostram que o desempenho da liderança serve como medida de sucesso para o grupo e está baseado no grau de motivação dos subordinados, na atuação do líder junto a outras esferas da organização e, por último, no nível de satisfação dos subordinados diante do líder conforme discorrido na teoria apresentada por Avolio e Bass (2004). Até o presente momento, poucas referências encontradas na literatura nacional tinham mencionado a importância da correlação de tal aspecto, assim esta pode ser um importante aporte deste estudo ao campo, e uma oportunidade significativa para futuras pesquisas na interseção entre liderança e reações à mudança nas organizações. Ademais, as contribuições da pesquisa poderão também oferecer subsídios para programas de treinamento e formação de futuras lideranças para atuarem em projetos de mudança.
Abstract: This research aims to analyze the influence of leader behavior with the intention of servers to resist or cooperate with the process of creation and structuring of the management model of the "Instituto Federal de Minas Gerais" - IFMG. For this, it was used the theoretical concepts developed by Bass (1985) and Bass and Avolio (1990) on the model of transactional and transformational leadership and also followed the guidance of the Cooperation Model and Resistance to Change developed by Marques, Chaves and Dias ( 2005) and revalidated by and Borges and Marques (2011) and Marques (2012). From the understanding of individual reactions to change and the study of the theory of transactional and transformational leadership suggested examining the inter-relationship between these constructs in changing searched. The Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais originated in 2008, target of a restructuring in Professional Education Network and technology in the country, with the integration of three former Autarchys CEFET Bambuí, CEFET Ouro Preto and Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista and also the "Unidades Descentralizadas de Ensino" (UNED's) Congonhas and Formiga, and has now become a multicampi institution in the State of Minas Gerais. And in this scenario, in order to achieve the proposed objectives, it was developed then a study of quantitative and qualitative case, descriptive and explanatory. Thus, a quantitative and qualitative research through the use of questionnaires and interviews was conducted. Quantitative data were analyzed using multiple regression and demographic data through descriptive statistics. As to the qualitative analysis, it was performed through content analysis. A sample of 57 respondents was obtained, and all experiencers were of the creation and constitution of IFMG management model. In the qualitative analysis, it was interviewed 15 individuals, stratified by campi of origin, using a semi-structured script. The research also involved the use of secondary data, such as: document analysis and literature about the changes implemented in the network of educational, professional and technological. Data analysis has shown that transformational leadership style does not positively influence cooperation and acceptance of organizational change as well as the transactional leadership styles and "laissez-faire" does not negatively influence the cooperation and acceptance of changing. What has been confirmed is that the behavior of the leadership whose dimensions are the extra effort, effectiveness and satisfaction, could positively influence the cooperation and individual acceptance of changing. These results show that the behavior and leadership performance serves as a measure of success for the group and is based on the level of motivation of the subordinates, in the acting leader along with other organizational spheres and, finally, the level of satisfaction of subordinates before the leader as broached on the theory presented by Avolio and Bass (2004). Until now, just a few references found in the national literature had mentioned the importance of the correlation of such aspect, so this may be an important contribution of this study to the field, and a significant opportunity for future researchs in the intersection between leadership and reaction of change in organizations. Furthermore, the research contributions may also offer subsidies for training programs and structure of future leaders to act in changeover projects.
Subject: Liderança
Administração de empresas
Desenvolvimento organizacional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AF5NSS
Issue Date: 17-Mar-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_renata_v10__revisao_final_15_06.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.