Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AFANMB
Type: Monografias de Especialização
Title: Diagnóstico de uso de fontes de informação para gestão de coleções em bibliotecas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte
Authors: Fabiane Neves Fonseca Andrade
First Advisor: Terezinha de Fatima Carvalho de Souza
First Referee: Dalgiza Andrade Oliveira
Abstract: Tendo em vista a importância da existência de acervos nas bibliotecas escolares que atendam às necessidades dos alunos e que contribuam na formação dos discentes como cidadãos leitores e críticos, este trabalho busca identificar e diagnosticar as fontes de informação utilizadas pelos profissionais bibliotecários no processo de gestão de coleções nas bibliotecas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RMEBH), que embasam a tomada de decisão.Escolheu-se a rede pública devido à dificuldade maior dos alunos desta rede em adquirirem seus próprios livros. Foi realizada a revisão de literatura sobre os temas: biblioteca escolar e desenvolvimento de acervo. Constitui-se em uma pesquisa documental, analisando o documento de Política de Desenvolvimento de Acervo, da rede de educação em estudo, em confronto com as indicações daliteratura a respeito do desenvolvimento de coleções e biblioteca escolar; e houve aplicação de questionários aos bibliotecários com a finalidade de diagnosticar as fontes de informação utilizadas por estes. Apresenta, portanto, a análise dos dados coletados e conclui trazendo uma simplória conjuntura da condição dos acervos nas bibliotecas escolares da RMEBH supervisionadas pelos profissionais entrevistados.
Abstract: Considering the importance of the availability of book collections in school libraries to meet the needs of students and to help making them citizens who read and think critically, this paper seeks to identify and diagnose the sources of information used by librarians to support their decision-making in their book collection management activities in the libraries of local public schools controlled by the Prefecture of Belo Horizonte (referred to as RMEBH, in Portuguese). Public schools were chosen because the students attending these schools find it harder to buy their own books. Literature review was conducted on the following topics: school libraries and development of book collections. This is a documentary research study analyzing the Book Collection Development Policy from the school system under study in comparison with theliterature indications for the development of book collections and schoollibraries; the librarians were asked to answer questionnaires in order to diagnose their sources of information. This paper presents the analysis of the data collected and its conclusion brings a brief overview of the condition of book collections in RMEBH public school libraries, supervised by the professionals interviewed.
Subject: Bibliotecas escolares Belo Horizonte (MG)
Bibliotecas escolares Fontes de informação
Bibliotecas escolares Desenvolvimento da coleção
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AFANMB
Issue Date: 19-Apr-2016
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
diagn_stico_de_uso_de_fontes_de_informa__o_para_a_gest_o_de_.pdf947.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.