Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AFGMRG
Type: Monografias de Especialização
Title: Projeto de intervenção em uma Instituição de Ensino Superior em Enfermagem: novo olhar sobre a avaliação
Authors: Karen Christine Barroso de Lima
First Advisor: Rafael Lima Rodrigues de Carvalho
First Referee: Flavia Falci Ercole
Abstract: A aprendizagem é um processo natural, social e universal, próprio do ser humano, da sobrevivência e das dinâmicas sociais. O ato de refletir sobre o processo de aprendizagem e ensino nas IES, não pode assumir caráter mecânico e isolado. Assim, a avaliação faz-se fundamentalmente presente no percurso pedagógico da aprendizagem, e no resultado que a mesma produz. A avaliação mediadora se contrapõem ao paradigma classificatório e sentencioso que limita ao transmitir- verificar- registrar e vai ao encontro de uma açãoreflexiva e desafiadora pautados no diálogo e acompanhamento. A partir da experiência como docente em Instituição de Ensino Superior (IES) na graduação em Enfermagem e os estudos dos módulos do Curso de Especialização de Formação Pedagógica para Profissionais deSaúde (CEFPEPS) UFMG, objetivou-se propor como intervenção, a adoção do portfólio como avaliação mediadora para obtenção de nota parcial pelo aluno em uma disciplina na graduação em Enfermagem. Nessa perspectiva, deverá ser construído em tempo integral aolongo do semestre, distribuído em três etapas e avaliado mensalmente. Ao propor o uso do portfólio como estratégia de avaliação mediadora e redirecionamento no processo de avaliação por mim empreendidos na docência, torno consistente a mudança em a minha pratica e materializo as reflexões proporcionadas pelo CEFPEPS.
Abstract: Learning is a natural, social and universal process, own the human being, survival and social dynamics. The act of reflecting on the process of learning and teaching in the HEI, can not take mechanical and isolated character. Thus, the evaluation is mainly present in the educational journey of learning, and the results that it produces. The mediator evaluation contradict the classification and judgmental paradigm that limits the "transmitir- verificarregister" and meets a reflective and defiant action based on dialogue and monitoring. From experience as a teacher in institution of higher education in undergraduate nursing studies andthe specialization course modules of Teacher Training for Health Professionals (CEFPEPS) UFMG, aimed to propose as an intervention, the adoption of portfolio assessment as a mediator to obtain partial score for students in a discipline in undergraduate nursing. From this perspective, it should be built in full-time during the semester, distributed in three stages and assessed monthly. By proposing the use of the portfolio as a mediator evaluation strategy and redirection in the evaluation process undertaken by me in teaching, around consistentchange in my practice and materialize the reflections offered by (CEFPEPS).
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AFGMRG
Issue Date: 27-Jun-2015
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
karen_christine_barroso_de_lima__1_.pdf6.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.