Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AFGPGE
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Avaliação do grau de definição dos projetos de emprendimentos de incorporação imobiliária: um estudo de caso
Authors: Joao Felipe Martins Abdala
First Advisor: Paulo Roberto Pereira Andery
First Referee: Patrícia Elizabeth Ferreira Gomes
Second Referee: Luis Antonio Melgaço Nunes Branco
Third Referee: Tulio Marcio de Salles Tiburcio
Abstract: Empresas incorporadoras de médio porte têm procurado aprimorar seu processo de projeto. Passa a ser importante avaliar o grau de definição do processo de projeto, ou seja, o nível de amadurecimento das etapas do processo. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta estudo exploratório, para avaliação do nível de desenvolvimento ou grau de maturidade do processo de projeto em empresa construtora e incorporadora. Essa avaliação é feita utilizando o Project Definition Rating Index (PDRI), elaborado pelo Construction Industry Institute.Como consequência, é apresentada também análise crítica sobre a aplicabilidade da ferramenta em empreendimentos imobiliários.A pesquisa desenvolveu-se por meio de estudo de caso exploratório, onde foi mapeado o processo de projeto da empresa e implementada a avaliação prevista no PDRI. As fontes de dados englobaram entrevistas com sócios diretores e agentes responsáveis pelo processo de projeto, análise de projetos, atas de reunião, relatórios gerenciais e outras fontes de evidências. Os resultados apontam para o fato de que o PDRI é adequado para avaliar o nível de maturidade do processo de projeto, mas no caso de empreendimentos mais simples e repetitivos,simplificações podem ser feitas. No caso específico dos empreendimentos estudados, observou-se que etapas críticas do processo de projeto são negligenciadas ou não registradas.Nos estudos de caso o PDRI se mostrou adequado para indicar deficiências no processo de projeto. A análise aponta para que alguns elementos precisariam ser mais desenvolvidos, em especial as atividades de compatibilização de projetos e a consideração das questões de desempenho
Abstract: Real estate companies are improving their design process. It becomes important to evaluate the maturity level of the design process. In this context, this research work aims presenting an exploratory study to evaluate the level of development and maturity of the design process in construction companies and real estate developers. This assessment was performed using the Project Definition Rating Index (PDRI),developed by the Construction Industry Institute. It is also pointed out a critical analysis of the applicability of the tool in real estate projects.The research was carried out through exploratory case study, mapping the company design process, and implementing the PDRI. Evidence sources embraced interviews with managing partners and designers,design analysis, minutes of meetings, management reports and other sources. The results point to the fact that the PDRI is appropriate to assess the level of maturity of the design process, but in the case of projects with established typology, a simplification is suggested. Moreover, it is highlighted that critical steps in the design process are neglected in building construction design processes. In the case studies the PDRI is adequate to indicate deficiencies in the design process. The analysis indicates that some elements need to be further developed.Especially the compatibility of project activities and consideration of performance issues.
Subject: Incorporação imobiliária Avaliação de riscos
Administração de projetos
Construção civil
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AFGPGE
Issue Date: 1-Jul-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertac_a_o_jo_o_abdala_final.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.