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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Programa BH em férias: os desafios de uma política intersetorial e os saberes dos profissionais
Authors: Lucilene Alencar das Dores
First Advisor: Luciano Pereira da Silva
First Referee: Helder Ferreira Isayama
Second Referee: Leila Mirtes Santos de Magalhaes Pinto
Abstract: O BH em Férias (PBF) é um programa intersetorial desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais (SMPS), em parceria com outras Secretarias e Fundações, com o objetivo de proporcionar às comunidades, durante o período das férias escolares, atividades de lazer que contemplem vivências culturais em jogos e brincadeiras, esportes e artes. O programa funciona durante uma semana do mês de janeiro e de julho nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Outros espaços - parques, museus, zoológico e instituiçõesprivadas parceiras do município - são utilizados como locais complementares ao desenvolvimento das atividades do programa. Nos CRAS, os profissionais que atuam no programa possuem formação mínima no ensino superior, nas áreas de serviço social, educação física e psicologia. A construção dos saberes dos profissionais é fruto deconhecimentos científicos, considerados aqueles adquiridos pelos processos de formação acadêmica e também de conhecimentos técnicos de saberes da ação, como aquelas habilidades= adquiridas na experiência de vida, profissional e nas relações sociais. Assim, o objetivo deste estudo é analisar como se constitui a construção de saberes dos profissionais que atuam no PBF. Para tanto, o trabalho propôs compreender como o processo da intersetorialidade,provocada pela estrutura da política municipal e do PBF, interfere no partilhamento de saberes entre os profissionais com formações diferentes; identificar os saberes partilhados entre os analistas e as relações desses saberes com a atuação do profissional no programa; eainda, entender como os profissionais articulam os saberes da formação acadêmica e da experiência para atuarem com o lazer. As escolhas metodológicas deste trabalho buscaram retratar a realidade a partir da exploração de um único território de abrangência do PBF. Esserecorte possibilitou compreender as especificidades da formação e atuação de profissionais. Para a investigação foram combinados procedimentos de leitura dos documentos oficiais do programa e pesquisa de campo. A análise dos dados permitiu identificar que,independentemente da formação profissional, seja em serviço social, educação física ou psicologia, a formação acadêmica interfere nos processos de atuação profissional, uma vez que os profissionais recorrem à formação científica para apresentarem suas visões sobre olazer e a maneira como formulam estratégias de ação no PBF. Além disso, as experiências no ambiente de trabalho, familiar e as relações sociais são de fundamental importância para o enfrentamento dos problemas profissionais, considerando que essas vivências possibilitam construir saberes a partir do encontro com o outro. Compreendemos que a organização intersetorial do PBF apresenta dificuldades de planejamento coletivo e de co-responsabilidadeentre os setores envolvidos, o que provoca, no contexto da prática, dinâmicas que tendem a suprir as fragilidades da estrutura política. O partilhamento de saberes administrativos e operacionais entre os profissionais se faz necessário e ocupa grande parte do tempo,dificultando a troca de saberes que permitam ressignificar a atuação destes sujeitos.
Abstract: The Program in Belo Horizonte City, called BH em Férias (PBF) is an intersectorial Program developed by the Municipal Social Politics Secretary (SMPS) in association with other departments and foundations in order to provide to the communities, during the period of school vacations, leisure activities that include cultural experiences in games and jokes, sports and arts. The Program runs for one week of January and July in the Reference Centers Social Assistance, called CRAS. Other spaces - parks, museums, zoo and private institutions, all of them as partners of the City - are used as complementary sites for the development of Program activities. In this space called CRAS, professionals working in the Program have minimal training in higher education with training in social work, physical education and psychology. The construction of professional knowledge are the result of scientificknowledge, considered those acquired by the processes of academic as well as technical knowledge of the action knowledge, as those skills gained in life experience , both professional and social relationships. The objective of this study is to analyze how the constitution of professional knowledge operating in PBF is. Therefore, I propose to understand how the process of intersectoriality, caused by the structure of Municipal Politicand PBF, interferes in the division of knowledge among professionals with different backgrounds; identify shared knowledge among analysts and the relationship of this knowledge with the performance of the professional in the Program; and also understand how professionals articulate the knowledge of academic training and experience to work withrecreation. The methodological choices of this study sought to show the reality from the operation of a single territory covered PBF. This cut allowed to understand the specifics training and professional performances. For investigation I combined reading procedures ofofficial documents of the Program and researches. Data analysis allowed me to identify that whatever vocational training is in social work, physical education and psychology, it was possible to realize that the academic interferes with professional work processes since they resort to scientific training to present their views on the leisure and how formulate actionstrategies in the PBF. Moreover, the experiences in the workplace, family and social relationships are crucial to dealing with professional problems considering that these experiences make it possible to build knowledge from the encounter with the other. We understand that intersectorial organization of PBF presents difficulties of collective planning and co-responsibility between the sectors involved, which results in the context of dynamic practice that tend address the weaknesses of the political structure. The division of administrative and operational knowledge among professionals are needed and take up much of the time, making the exchange of knowledge that allow reframe the work of professionals.
Subject: Formação profissional
Políticas públicas
Lazer
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AFHPWN
Issue Date: 20-Jul-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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