Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMFM
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marina de Lima Tavarespt_BR
dc.creatorGrazielly Moura Cantopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T12:05:47Z-
dc.date.available2019-08-10T12:05:47Z-
dc.date.issued2016-07-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMFM-
dc.description.resumoEsta investigação teve como objetivos mais amplos refletir sobre as contribuições de uma sequência didática com atividades investigativas sobre o tema Nutrição e Alimentação Saudável proposta para alunos do 8º ano do ensino fundamental II de uma escola da rede particular de ensino na cidade de Ceilândia-DF. Uma sequência didática investigativa sobre o tema Nutrição e Alimentação Saudável foi desenvolvida e aplicada visando favorecer com que os alunos refletissem equestionassem seus hábitos alimentares. Em todas as atividades da sequencia um problema era proposto aos alunos e, no decorrer das aulas, a professora/pesquisadora, buscava estimular os alunos a refletir, questionar, criar novas hipóteses e relatar os resultados das atividades realizadas para a turma. Para a realização das atividades foram propostos debates, tabelas, construção da pirâmide alimentar, documentário, análise de rótulos e construção de cartazes. Osdados analisados foram registros escritos das atividades e o diário de bordo da professora/pesquisadora. Os resultados apontam que no decorrer das atividades os alunos foram se conscientizando sobre suas práticas alimentares e tendo conhecimento das consequências para a saúde de uma má alimentação. Ao final das atividades os alunos demonstraram formar conceitos mais elaborados e maior conhecimento da composição dos alimentos que consumiam. De acordo com o relato dos alunos também foi possível perceber uma aceitação da abordagem investigativa proposta para a sequencia didática, com atividades mais dinâmicas e interativas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividades investigativaspt_BR
dc.subjectEducação alimentarpt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.subject.otherEducação sanitáriapt_BR
dc.subject.otherAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subject.otherAlimentaçãopt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherHabitos alimentarespt_BR
dc.subject.otherProfessores de ciências Formaçãopt_BR
dc.subject.otherNutriçãopt_BR
dc.titleAs contribuições de uma sequência didática investigativa sobre o tema nutrição e alimentação saudável para alunos do 8°ano do Ensino fundamental.pt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia__grazielly_canto__vers_o_final.pdf607.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.