Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMFM
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marina de Lima Tavares | pt_BR |
dc.creator | Grazielly Moura Canto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T12:05:47Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T12:05:47Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-02 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMFM | - |
dc.description.resumo | Esta investigação teve como objetivos mais amplos refletir sobre as contribuições de uma sequência didática com atividades investigativas sobre o tema Nutrição e Alimentação Saudável proposta para alunos do 8º ano do ensino fundamental II de uma escola da rede particular de ensino na cidade de Ceilândia-DF. Uma sequência didática investigativa sobre o tema Nutrição e Alimentação Saudável foi desenvolvida e aplicada visando favorecer com que os alunos refletissem equestionassem seus hábitos alimentares. Em todas as atividades da sequencia um problema era proposto aos alunos e, no decorrer das aulas, a professora/pesquisadora, buscava estimular os alunos a refletir, questionar, criar novas hipóteses e relatar os resultados das atividades realizadas para a turma. Para a realização das atividades foram propostos debates, tabelas, construção da pirâmide alimentar, documentário, análise de rótulos e construção de cartazes. Osdados analisados foram registros escritos das atividades e o diário de bordo da professora/pesquisadora. Os resultados apontam que no decorrer das atividades os alunos foram se conscientizando sobre suas práticas alimentares e tendo conhecimento das consequências para a saúde de uma má alimentação. Ao final das atividades os alunos demonstraram formar conceitos mais elaborados e maior conhecimento da composição dos alimentos que consumiam. De acordo com o relato dos alunos também foi possível perceber uma aceitação da abordagem investigativa proposta para a sequencia didática, com atividades mais dinâmicas e interativas. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Atividades investigativas | pt_BR |
dc.subject | Educação alimentar | pt_BR |
dc.subject | Nutrição | pt_BR |
dc.subject.other | Educação sanitária | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem experimental | pt_BR |
dc.subject.other | Alimentação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Habitos alimentares | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ciências Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Nutrição | pt_BR |
dc.title | As contribuições de uma sequência didática investigativa sobre o tema nutrição e alimentação saudável para alunos do 8°ano do Ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia__grazielly_canto__vers_o_final.pdf | 607.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.