Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMPG
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Dilvana Maria Fiorini de Aguiar Moreira | pt_BR |
dc.creator | Genilce Caldeira Souza Correia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T01:18:19Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T01:18:19Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-02 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMPG | - |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe avaliar a eficácia do uso do Simulador Phet ((Physics Education Technology) da University of Colorado Boulder, disponível para uso livre, nas aulas de Física, para o Ensino Médio. Para isso, foi elaborada pela autora uma sequência didática com o objetivo de orientar os alunos durante a utilização do Simulador. O tópico de Física da sequência didática escolhido foi a introdução ao conteúdo de corrente induzida, da seção de Indução, em Eletromagnetismo. Como o conteúdo exige dos alunos um maior grau de abstração, foi definido que a professora iria manipular o simulador juntamente com eles. Com o propósito de investigar quais as variáveis Físicas interferem no aparecimento da corrente induzida num circuito. O circuito virtual é detalhado no Simulador Phet e os alunos, com a orientação da mestra, participaram ativamente do processo de investigação do fenômeno e ao final da atividade elaboraram corretamente os conceitos envolvendo a corrente induzida, definida na Lei de Faraday. Os referenciais teóricos utilizados nesse estudo ressaltam em seus artigos as possibilidades que o uso do simulador acrescenta às aulas de Física, uma vez que este recurso pode ampliar o entendimento do aluno a cerca do conteúdo estudado. Este trabalho mostrou que a partir da manipulação livre do Simulador, foi possível que os alunos explorassem suas possibilidades, permitindo ao professor desenvolver o conteúdo de corrente induzida numa aula com viés investigativo. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Simulador Phet | pt_BR |
dc.subject | Eletromagnetismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física por investigação | pt_BR |
dc.subject | Corrente induzida | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.other | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Correntes elétricas | pt_BR |
dc.subject.other | Física | pt_BR |
dc.title | O uso de simuladores no ensino de Física: estudo da corrente induzida por meio de atividade investigativa. | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_genilce_caldeira.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.