Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMPG
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Dilvana Maria Fiorini de Aguiar Moreirapt_BR
dc.creatorGenilce Caldeira Souza Correiapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T01:18:19Z-
dc.date.available2019-08-11T01:18:19Z-
dc.date.issued2016-07-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGPMPG-
dc.description.resumoEste trabalho propõe avaliar a eficácia do uso do Simulador Phet ((Physics Education Technology) da University of Colorado Boulder, disponível para uso livre, nas aulas de Física, para o Ensino Médio. Para isso, foi elaborada pela autora uma sequência didática com o objetivo de orientar os alunos durante a utilização do Simulador. O tópico de Física da sequência didática escolhido foi a introdução ao conteúdo de corrente induzida, da seção de Indução, em Eletromagnetismo. Como o conteúdo exige dos alunos um maior grau de abstração, foi definido que a professora iria manipular o simulador juntamente com eles. Com o propósito de investigar quais as variáveis Físicas interferem no aparecimento da corrente induzida num circuito. O circuito virtual é detalhado no Simulador Phet e os alunos, com a orientação da mestra, participaram ativamente do processo de investigação do fenômeno e ao final da atividade elaboraram corretamente os conceitos envolvendo a corrente induzida, definida na Lei de Faraday. Os referenciais teóricos utilizados nesse estudo ressaltam em seus artigos as possibilidades que o uso do simulador acrescenta às aulas de Física, uma vez que este recurso pode ampliar o entendimento do aluno a cerca do conteúdo estudado. Este trabalho mostrou que a partir da manipulação livre do Simulador, foi possível que os alunos explorassem suas possibilidades, permitindo ao professor desenvolver o conteúdo de corrente induzida numa aula com viés investigativo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSimulador Phetpt_BR
dc.subjectEletromagnetismopt_BR
dc.subjectEnsino de Física por investigaçãopt_BR
dc.subjectCorrente induzidapt_BR
dc.subject.otherEnsino médio pt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherCorrentes elétricaspt_BR
dc.subject.otherFísicapt_BR
dc.titleO uso de simuladores no ensino de Física: estudo da corrente induzida por meio de atividade investigativa.pt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_genilce_caldeira.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.