Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGWMDG
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Sensibilização dos profissionais do Programa Saúde na Escola (PSE) para a importância das ações de promoção da saúde, no ambiente escolar, em Campo Grande, Alagoas |
Autor(es): | Olivia Gabrielly Laranjeira Silva |
Primeiro Orientador: | Margarete Pereira Cavalcante |
Primeiro membro da banca : | Edison Jose Correa |
Resumo: | As origens da política de atenção à saúde escolar remontam o final do século XVIII e o início do século XIX. No Brasil, os primeiros estudos se dão a partir de 1850. A escola, ao longo do tempo, tem apresentado diversas denotações no que se refere a sua função social, missão eorganização, de forma que, hoje, apresenta-se como um espaço social no qual se desenvolvem processos de ensino/aprendizagem de naturezas diversas que envolvem seu território e entorno. Dada a importância da escola para a ampliação das ações da saúde, surgiu em 2007, instituído por Decreto Presidencial nº 6.286, o Programa Saúde na Escola (PSE). Este procura contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que afetam o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. O presente estudo tem como objetivo propor um plano de intervenção que comprove a importância da continuidade das ações de promoção da saúde dentro do ambiente escolar. Para tanto, serão realizadas atividades de preparação com os profissionais da saúde, educação e atores sociais envolvidos no PSE que incentivem a participação ativadestes, fortalecendo a promoção da saúde na escola. |
Abstract: | The origins of the policies the school health date back the late eighteenth century and early nineteenth century. In Brazil, the first studies take place in 1850. The school, over time, has presented several denotations as regards their social role, mission and organization so that today presents itself as a social space in which to develop teaching / learning processes of various kinds involving its territory and environment. Given the importance of school for the expansion of healthactions, emerged in 2007, established by Presidential Decree No. 6286, the School Health Program (PSE). This seeks to contribute to the integral formation of students through promotion, prevention and health care, with a view to addressing the vulnerabilities affecting the full development of children and youth in public schools. This study aims to propose an action plan that proves the importance of continuity of health promotion activities within the school environment. Therefore, preparation ofactivities will be held with health professionals, education and social actors involved in PSE for encouraging active participation of them, strengthening health promotion in school. |
Assunto: | Saúde da família |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGWMDG |
Data do documento: | 18-Abr-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
vers_o_final_tcc_nescon.pdf | 83.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.