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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Confiabilidade de pilares curtos em concreto de alta resistência dimensionados segundo a ABNT NBR 6118 / 2014
Authors: Raphael Nonato Cabana Vieira
First Advisor: Sofia Maria Carrato Diniz
First Referee: Jose Marcio Fonseca Calixto
Second Referee: Marcilio Sousa da Rocha Freitas
Abstract: Estudos realizados em diversos países demonstram a viabilidade econômica do uso do concreto de alta resistência (CAR) em pilares de pavimentos inferiores de construções altas, pontes e estruturas especiais. A ABNT NBR 6118:2007, que tinha sua aplicação limitada a concretos com resistência característica até 50 MPa, incorporou ao seu escopo na ABNT NBR 6118:2014 concretos com resistências característica entre 50 e 90 MPa, alinhando-se a normas internacionais. Esta modificação na norma brasileira de projeto de estruturas de concreto visa atender à disponibilidade e utilização de concretos de resistências superiores aos limites anteriormente estabelecidos, o que já vem ocorrendo em território nacional. Dada a sua crescente utilização, tipo de falha e importância para a integridade estrutural, a avaliação da segurança de pilares em concreto de alta resistência é assunto da maior relevância. No caso de pilares, vários parâmetros envolvidos no projeto estrutural são incertos (resistência à compressão do concreto, dimensões da seção transversal, cargas atuantes etc.). Desta maneira, a segurança estrutural pode ser definida apenas em termos probabilísticos. Visando a simplificação do processo de cálculo, as normas de projeto têm como objetivo manter de forma implícita, através dos fatores parciais utilizados no método dos estados limites, o nível de confiabilidade prescrito. Neste trabalho foi realizada a avaliação dos níveis de confiabilidade implícitos no projeto de pilares curtos submetidos à flexão normal composta em concreto de alta resistência projetados conforme a ABNT NBR 6118:2014. Para isto foram analisados 400 pilares utilizando-se os dois modelos de diagrama tensão-deformação propostos por esta norma. A influência de vários parâmetros (resistência à compressão do concreto, razão entre as cargas atuantes, excentricidade de aplicação da carga, taxa de armadura longitudinal e altura da seção transversal) nos níveis de confiabilidade obtidos foi investigada. Foi observada uma maior influência das variáveis resistência à compressão do concreto e razão das cargas atuantes nas correspondentes probabilidades de falha (e índices de confiabilidade) de pilares projetados segundo a ABNT NBR 6118 / 2014.
Abstract: Several studies have demonstrated the economic viability of high strength concrete (HSC) in the columns of the lower floors of high-rise buildings, bridges and special structures. ABNT NBR 6118:2007 had its use limited to concretes with characteristic strength up to 50 MPa. In line with international standards, NBR 6118:2014 has incorporated into its scope concretes with characteristic strengths in the range 50 to 90 MPa. These changes in the new version of the Brazilian standard for design of concrete structures are aimed to satisfy designers needs and the current availability of HSC in Brazil. Given their increased use, type of failure and importance to the structural integrity, the safety assessment of HSC columns is a very important subject. In the case of reinforced concrete columns, several parameters involved in the structural design process are uncertain (concrete compressive strength, cross section dimensions, loads, etc.). Thus, the structural safety can be established only in probabilistic terms. In order to simplify the design process, target reliability levels are satisfied by prescribing partial factors (material and load factors) in the limit state design procedures. In this study, the reliability indexes implicit in the design of ecentrically-loaded short HSC columns according ABNT NBR 6118: 2014 were evaluated. 400 columns were chosen, which were analyzed using the two stress-strain models proposed by this design code. The influence of several parameters (concrete compressive strength, ratio between dead and live loads, load eccentricity, longitudinal steel ratio and cross-sectional height) was investigated. It was observed that the variables compressive strength of the concrete and the load ratio have the largest influence on the probabilities of failure (and reliability indexes) of reinforced concrete columns designed according to ABNT NBR 6118 / 2014.
Subject: Engenharia de estruturas
Confiabilidade (Engenharia)
Concreto de alta resistência
Normas técnicas (Engenharia)
Colunas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AK3MJX
Issue Date: 27-Jan-2017
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