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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Masculinidades em trânsito: processos identitários de motoboys em Belo Horizonte MG
Authors: Gregorio Ribeiro de Miranda
First Advisor: Adriano Roberto Afonso do Nascimento
First Referee: Livia de Oliveira Borges
Second Referee: Marcia Stengel
Abstract: Historicamente recente e ainda em plena ascendência, o boom de motocicletas em nossas metrópoles significou importantes mudanças no cotidiano e foi apropriado de diferentes formas pela população. Situados entre lazer e profissão, os motoboys têm participação significativa na elevação das taxas de acidente e mortalidade no trânsito e compartilham do perfil geral de motociclistas no país: homens jovens e de baixa renda. O presente trabalho investigou, assim, a vinculação ao veículo que mais mata no Brasil a motocicleta pelo grupo que mais morre no trânsito os homens. Com vista a contribuir com a compreensão dos custos e consequências da socialização masculina no âmbito do motociclismo, nos amparamos na Teoria da IdentidadeSocial de Henri Tajfel. O trabalho teve como objetivo identificar que possibilidades de ser homem estão dadas para motoboys da região metropolitana de Belo Horizonte e, por sua vez, como essas diferentes versões de masculinidades incidem na forma como se veem, se sentem e se comportam como motociclistas. Para tanto, realizamos dez entrevistas semiestruturadas com motoboys moradores da região metropolitana de Belo Horizonte/MG e as analisamos atravésda técnica de Análise de Conteúdo. Ao se situarem em meio à trama social, os entrevistados buscaram, de maneira geral, por (a) uma identidade valorizada positivamente; (b) pertenças que contribuíssem com certo grau de individuação e, de maneira transversal, (c) referências que os possibilitassem se comprovarem como homens. Motociclismo e profissão compõem, para os entrevistados, duas esferas intimamente relacionadas, que se interpenetram e muitas vezes se confundem. Desde seu percurso no ingresso à profissão, os motivos que os levaram a ela, até a forma como se nomeiam e se identificam entre si, muitas vezes é tênue a fronteira entre hobby e trabalho. Demonstraram compartilhar, além disso, de um ideal do bom motoqueiro permeadopor valores masculinos: um sujeito competente, responsável, heterossexual, ousado, destemido, independente e capaz de manter o domínio da cidade, de sua família e de sua máquina. Ser motoqueiro profissional é uma identidade generificada. Apesar de reconhecerem conviver com muitos riscos no trânsito, os entrevistados em grande medida se julgam invulneráveis a eles. Os perigos a que são expostos cotidianamente são persistentemente alocados a instâncias externas:aos motoristas (irresponsáveis e violentos), à própria motocicleta (que convida à velocidade) ou ao trânsito de maneira abstrata (um ambiente competitivo, caótico e hostil). Ao invés de lentos, medrosos e seguidores de regras como as mulheres e motoqueiros amadores, o motoqueirode verdade é ágil, atento, dinâmico e não se deixa derrubar facilmente. Na condição de quem conhece todas as avenidas, ruas e atalhos, domina a máquina como ninguém e maneja todos os truques, o motoboy se sabe uma autoridade no motociclismo. O bom motoqueiro não é apenas um bom condutor e bom trabalhador, é um homem excepcional.
Abstract: Historically recent and still in full ascendancy, the motorcycles boom in our cities meant major changes in daily life and was appropriated in different ways by the population. Situated between leisure and work, the motorcycle couriers have meaningful participation in the elevation of theaccident rates and traffic mortality and share the general profile of motorcyclists in the country: low-income young men. This study investigated, thus, the relationship between the vehicle that kills the most in Brazil the motorcycle and the group that dies the most the young men. In order to contribute to the understanding of the costs and consequences of male socialization within the motorcycling, this work is founded on the Henri Tajfels Social Identity Theory. The study aimed to identify which possibilities of being a man are given for motorcycle couriers in the metropolitan region of Belo Horizonte and how these different versions of masculinity influence how they see and feel themselves and how they behave as bikers. Thereby, we performedten semi-structured interviews with motorcycle couriers residents of the metropolitan region of Belo Horizonte/MG and analyzed them by the content analysis technique. As they located themselves amid the social fabric, respondents seek, in general, (a) a positively valued identity; (b) belongings that contribute with some degree of individuation and (c) references that make possible to them to prove themselves as men. Motorcycle and profession compose, for the respondents, two closely related spheres, intertwined and often confused. From the verybeginning in the profession, the reasons that led them to it, to how they call themselves and identify with each other, it is often tenuous the border between hobby and work. They also demonstrated to share an ideal of the good biker permeated by masculine values: a competent person, responsible, heterosexual, bold, fearless, independent and able to maintain control of the city, his family and his machine. Being a professional biker is a gendered identity. While they recognize to live with many risks in traffic, respondents largely believe that they are invulnerableto them. The dangers to which they are exposed daily are persistently allocated to external spheres: the drivers (irresponsible and violent), to their own motorcycle (which calls for speed) and to the transit in the abstract (a competitive, chaotic and hostile environment). Instead of slow, fearful and followers of rules such as women and amateur bikers, the real biker is agile, careful, dynamic and are not knocked down easily. As someone who knows all the avenues, streets and shortcuts, fully dominates the machine and handles all the tricks, the motorcycle courier knows himself as an authority in motorcycling. The good motorcyclist isnot only a good rider and a good worker, he is an exceptional man.
Subject: Identidade social
Motociclismo
Masculinidade
Motoboys
Psicologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AKJM4Q
Issue Date: 27-Feb-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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