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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Consumo da tradição: a inserção do queijo coalho de Jaguaribe-CE no mercado de produtos artesanais, (1970-2010)
Autor(es): Ivaneide Barbosa Ulisses
primer Tutor: Jose Newton Coelho Meneses
primer miembro del tribunal : Antônio de Pádua Santiago de Freitas
Segundo miembro del tribunal: Astreia Soares Batista
Tercer miembro del tribunal: Altemar da Costa Muniz
Cuarto miembro del tribunal: Betania Goncalves Figueiredo
Resumen: O presente texto trata de como entendemos o processo no qual produtores de queijo artesanal do município de JaguaribeCE, passaram/passam, desde as últimas décadas do século XX, em busca de adaptar suas produções às chamadas Boas Práticas de Fabricação, e como utilizaram/utilizam a perspectiva da patrimonialização do saber-fazer como elemento distintivo no mercado dos produtos artesanais. Ressaltamos como agentes públicos de diferentes áreas do conhecimento investiram para além das suas funções técnicas, interferindo na elaboração de significados e interpretações sobre preservação e memória, tradição e o fazer local. Procuramos compreender e apresentar a existência dialogal entre os sujeitos da cadeia produtiva do queijo artesanal por meio de uma narrativa prévia de tradição, memória, artesanal e cultural, com elementos passíveis para patrimonializar os bens culturais, dentre eles o saber fazer do queijo como um alimento-monumento. Procuramos perceber como os agentes públicos se imbuíram de uma configuração narrativa de intelectuais do começo do século XX, narrativa reapropriada em diferentes marcos temporais como nos anos 1970 e nos tempos atuais.
Abstract: This text deals with the process that producers of artisanal cheese from the municipality of Jaguaribe Ceará -, since the last decades of the 20th century, spent/spend to adapt their products to the so-called "Good Manufacturing Practices", and how they use the prospect of "PATRIMONIALIZATION" of "know-how" as a distinguishing element in the market for handmade products. We observed as public agents from different areas of knowledge invested beyond their technical functions, interfering with the development of meanings and interpretations on "preservation and memory", "tradition and the local know-how". We sought to understand and presenting the communicative existence between the subjects of the productive chain of artisanal cheese through a narrative in which ideas as of tradition, memory, craft, culture are perceived as having elements capable to present goods as having a local contribution. We investigated how public agents engaged in a narrative configuration of scholars on Brazilian History starting from the beginning of the Twentieth Century, being appropriated in different temporal landmarks, as the years 1970 to 1979 and the current times.
Asunto: Queijo
Jaguaribe (CE) Histtória
História
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AKJPCV
Fecha del documento: 10-nov-2016
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