Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ALSH3B
Type: Tese de Doutorado
Title: Os têm tratado e educado: as mulheres e suas ações para a manutenção da família e a educação de menores no termo de Vila Rica, MG (1770 1822)
Authors: Kelly Lislie Julio
First Advisor: Thais Nivia de Lima e Fonseca
First Referee: Leila Mezan Algranti
Second Referee: Andréa Lisly Gonçalves
Third Referee: Junia Ferreira Furtado
metadata.dc.contributor.referee4: Ana Maria de Oliveira Galvao
metadata.dc.contributor.referee5: Álvaro de Araújo Antunes
Abstract: A presente pesquisa buscou investigar a participação das mulheres na educação de crianças e jovens no Termo de Vila Rica Minas Gerais, entre os anos de 1770 e 1822. As fontes utilizadas foram os documentos de natureza notarial, quais sejam: inventários, testamentos, contas de tutela, documentos camarários, petições e justificativas para a tutela. Tais documentos pertencem especialmente ao acervo do Arquivo Histórico do Museu da Inconfidência Instituto Brasileiro de Museus (AHMINC/IBRAM) em Ouro Preto. Mas, trabalhamos também com documentos que estão sob a guarda do Arquivo Público Mineiro (APM) em Belo Horizonte e do Arquivo Histórico Ultramarino (AHU) em Lisboa, Portugal, disponibilizados na internet. Utilizamos ainda as Ordenações Filipinas e algumas obras de autores iluministas produzidas no século XVIII. No período que abarca a presente pesquisa, a educação era entendida como um processo mais dinâmico e voltado especialmente para a formação do indivíduo para o convívio social. Nesse entendimento, a família era percebida como instituição educativa, capaz de propagar e auxiliar na construção de uma sociedade mais ordeira. Nossa análise partiu das mulheres inseridas dentro da família, compreendida como a primeira educadora e responsável pelo governo do lar. Nosso objetivo foi reconstruir as ações desenvolvidas por elas ou a favor delas para participar do processo educativo de crianças e jovens e também para garantir a sobrevivência de seu grupo familiar. Ao mesmo tempo, buscamos compreender as estratégias femininas para educar os menores. Acreditamos que as mulheres reconheciam e valorizavam os papeis a elas delegados de educadoras e donas de casas. Sendo assim, criaram meios para direcionar as crianças e jovens para algum tipo de educação; buscaram ensinar determinados valores e concepções de mundo circulantes no período e, preocupadas com suas famílias, tentaram agir para melhorar sua condição, inseri-la socialmente e garantir sua sobrevivência. Como tentamos mostrar ao longo da tese, a legislação existente no período, determinavam tipos de educação específicas para as pessoas, segundo sua origem social. Assim, nosso esforço se deu também na tentativa de perceber em que medida os direcionamentos educativos foram além do exigido pela lei. Para nortear nossa análise das fontes, além das discussões sobre história das famílias e das mulheres, elegemos o aparato teórico metodológico e as perspectivas de análise da História Social. Já os conceitos que ancoraram esta tese foram eleitos dentre aqueles produzidos por Pierre Bourdieu (1930 2002). A partir das perspectivas e reflexões advindas da História Social e da produção desse intelectual tornou-se possível entender os comportamentos das mulheres, pertencentes a grupos sociais distintos, face aos condicionamentos impostos pela lei, o costume e as concepções então existentes.
Abstract: This research aimed to investigate the participation of women in the education of children and young people in the Vila Rica County - Minas Gerais, between the years 1770 and 1822. The sources used were notarial documents, including: inventories, wills, guardianship titles, chamber documents, petitions and justifications for guardianship. These documents especially belong to the Historical Archives collection of the Museum of the Inconfidência - Brazilian Institute of Museums (AHMINC / IBRAM) - located in Ouro Preto. We have also dealt with documents which are under the custody of the Minas Gerais Public Archive (APM), located in Belo Horizonte, and the Overseas History Archive (AHU), in Lisbon, Portugal, all of which available on the internet. We have also used the book Ordenações Filipinas and some works by Illuminist authors from the eighteenth century. During the period this research encompasses, education was seen as a more dynamic process and especially focused on preparing the individual for social life. Under this light, family was perceived as an educational institution, able to propagate and assist in building a more orderly society. Our analysis starts with women inserted in the family, in the role of first educator and head of the home management. Our goal was to rebuild the actions developed by them or for them in order to participate in the educational process of children and young people and also to ensure the survival of their family group. At the same time, we sought to understand women's strategies to educate minors. We believe that women recognized and valued the roles that were delegated to them - as educators and housewives. Thus, they developed ways to drive children and young people towards some kind of education; they sought to teach certain values and conceptions circulating at the time and, because they were concerned with their families, they tried to take action to improve their condition, insert themselves socially and ensure their survival. As we tried to prove throughout this thesis, the existing legislation in the period determined types of specific education for people according to their social origin. So our effort was also trying to understand to what extent educational orientation would trespass what was required by law. To guide our analysis of the sources, in addition to discussions on the history of families and women, we have chosen Social History methodological theoretical apparatus and prospects for analysis. In their turn, the concepts that anchored this thesis were chosen among those produced by Pierre Bourdieu (1930-2002). From the perspectives and reflections arising from social history and the production of this intellectual, it became possible to understand the behaviors of women who belonged to different social groups, given the constraints imposed by law, by custom and by the conceptions in force at the time.
Subject: Vila Rica (MG) Mulheres na educação História 1770-1822
Mulheres na educação Vila Rica (MG)
Educação
Mulheres na educação
Educação de crianças
Educação do adolescente
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ALSH3B
Issue Date: 13-Feb-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_final___kelly_lislie_julio__1_.pdf4.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.