Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AM2NWX
Type: Tese de Doutorado
Title: Bases tecnológicas da Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil: análise da tecnologia como assunto de pesquisa e conteúdo na formação
Authors: Ronaldo Ferreira de Araujo
First Advisor: Marlene de Oliveira
First Referee: Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti
Second Referee: Rodrigo Moreno Marques
Third Referee: Beatriz Valadares Cendon
metadata.dc.contributor.referee4: Dalgiza Andrade Oliveira
Abstract: A presente pesquisa visa contribuir para a reflexão da relação entre a Biblioteconomia e a Ciência da Informação (BCI), tendo como traço identificador dessas áreas o componente tecnológico. Para tanto investiga a pesquisa científica sobre a temática tecnológica e suas consonâncias com a tecnologia enquanto conteúdo formativo nesses campos interdisciplinares, procurando responder: quais as bases tecnológicas da BCI no Brasil? Concepções tecnicistas, filosóficas, culturais e sociológicas sobre o tema constituem o referencial teórico da pesquisa na observação de perspectivas de diferentes pensadores (Heidegger, Morin, Lévy e Vieira Pinto). A partir da base de conhecimento tecnológico acumulado no Annual Review of Information Science and Technology (ARIST) nos últimos 50 anos foi construído um instrumento de seleção e análise da produção científica da comunidade acadêmica nacional da área representada na base BRAPCI, somando um total de 422 artigos. Na premissa da relação entre a Biblioteconomia e a Ciência da Informação, para análise da tecnologia como conteúdo formativo, constituiu-se universo empírico da pesquisa, por meio de técnicas de análise documental, as unidades curriculares de disciplinas de cunho tecnológico, de cursos de graduação em Biblioteconomia e de Pós-Graduação em Ciência da Informação (doutorado) de instituições que ofertam ambas as formações na mesma unidade de ensino (UFBA; UFMG; UFRGS; UFPB; UnB; UNESP; USP). Os resultados apontam um pequeno grupo de autores entre os mais produtivos tanto na análise dos artigos como na autoria das referências, com um alto índice de autores transientes; apresenta uma diferenciação de ênfase na orientação temática dos artigos e das disciplinas, com destaque para os sistemas de informação no cluster principal para ambos; e indica a categoria desenvolvimento e aplicações com o maior número de artigos e de disciplinas de tecnologia. A maioria das unidades curriculares reproduziu uma perspectiva de formação de lógica desenvolvimentista no emprego da racionalidade cognitivo-instrumental de um modelo de currículo por acatamento. Os segmentos que conformam as bases tecnológicas da BCI são: informática; sistemas de informação; sociedade da informação; organização e representação da informação e do conhecimento; produtos e serviços de informação; estudos da informação na web; e comunicação eletrônica
Abstract: This research aims to contribute to the reflection of the relationship between the Library and Information Science (LIS) with the technological component as identification mark of these areas. Then we investigate scientific research on technological themes and their consonance with technology while educational content in these interdisciplinary fields, trying to answer: what are the technological basis of LIS in Brazil? Technicist, philosophical, cultural and sociological conceptions on the subject constitute the theoretical framework of research on the observation perspectives of different thinkers (Heidegger, Morin, Lévy and Vieira Pinto). The accumulated technological knowledge on Annual Review of Information Science and Technology (ARIST) in the last 50 years complements the theoretical framework and underpins the proposed creation of a selection tool and analyze national scientific production represented on BRAPCI database, for a total of 422 articles. The premise of the relationship between the Library and Information Science for analysis of technology as educational content, the curriculum of technological disciplines of undergraduate courses in Librarianship and the Information Science pos-graduation institutions that offer both teams in the same teaching unit (UFBA, UFMG; UFRGS; UFPB, UNB; UNESP, USP) were the empirical research universe by document analysis techniques. The results show a small group of authors among the most productive in both the analysis of the authorship of articles as references, with a high rate of transient authors; It presents a differentiation emphasis on thematic orientation of articles and disciplines, having featured as information systems in the main cluster of both; and indicates the "development and applications" category with the largest number of articles and disciplines about technology. The majority of the curriculums analyzed reproduced a developmental logic eductional perspective in the use of cognitive-instrumental rationality of a curriculum based on compliance. The segments that form the technological basis of LIS are: informatics; information systems; information society; information and knowledge organization and representation; information products and services; information studies on the web; and the electronic communication.
Subject: Ciência da Informação Brasil
Ciencia da informação Pesquisa
Tecnologia da informação
Biblioteconomia Pesquisa
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AM2NWX
Issue Date: 14-Dec-2015
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppgciufmg_ronaldo_f_araujo_2015_final.pdf2.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.