Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AM2Q97
Type: Tese de Doutorado
Title: Contribuição da biblioteca escolar no efeito escola relacionado à Prova Brasil - Leitura: estudo em Belo Horizonte, Contagem e Betim
Authors: Marilia de Abreu Martins de Paiva
First Advisor: Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
First Referee: Cláudio Marcondes de Castro Filho
Second Referee: Bernadete Santos Campello
Third Referee: Maria Teresa Gonzaga Alves
metadata.dc.contributor.referee4: Fabricio Jose Nascimento da Silveira
Abstract: A biblioteca escolar tem a particularidade de estar atrelada aos objetivos do ensino e compartilhar, portanto, a tarefa educacional, mas não pode prescindir de ser, em primeiro lugar, uma biblioteca. Com o objetivo de compreender e analisar as possíveis contribuições das bibliotecas escolares nos resultados dos alunos na Prova Brasil-Leitura, tendo por parâmetro o indicador o efeito escola e tentar estabelecer correlação entre os resultados dos alunos das escolas públicas brasileiras e as características de suas bibliotecas escolares, procedeu-se uma pesquisa descritiva em 24 bibliotecas de escolas públicas de Belo Horizonte, Contagem e Betim. A amostra foi selecionada a partir dos resultados alto, médio ou baixo das escolas, incluindo os sistemas municipais e estadual de ensino, nos três municípios. Foi realizada coleta de dados qualitativos e quantitativos das bibliotecas baseada nos parâmetros do Grupo de Estudos em Bibliotecas Escolares (GEBE); entrevista com o responsável pela biblioteca; observação in loco; e aplicação de questionários para diretores, pedagogos e professores de língua portuguesa do 5º ano do ensino fundamental. Como resultado, não foi possível relacionar a qualidade das bibliotecas com os resultados dos alunos nas respectivas escolas, ao se constatar que grande parte das bibliotecas sequer atendeu aos requisitos básicos. Além disso, constatou-se também uma distância entre a proposta pedagógica da escola e as ações e serviços da biblioteca escolar, em grande parte dos casos.
Abstract: The school library has the peculiarity of being linked to the educational goals and shares, therefore, the educational task, but it cannot refrain from being, in the first place, a library. A descriptive survey was conducted in 24 public school libraries in Belo Horizonte, Contagem and Betim in order to comprehend and to analyze the possible contributions of school libraries on the results of students in the test Brasil-leitura, with the "school effect" indicator as parameter, and to try to establish a correlation between the results of students from the Brazilian public schools and the characteristics of their school libraries. The sample was selected from high, medium or low results of schools, including municipal and state education systems in the three municipalities. It was carried out the collection of qualitative and quantitative data from libraries based on the study group of school libraries [Grupo de Estudos em Bibliotecas Escolares GEBE] parameters; interview with the managers of the library; observation in loco; and application of questionnaires to principals, pedagogues and Portuguese language teachers of the 5th year of elementary school. In conclusion, it was not possible to relate the quality of libraries with the results of students in their schools, since it was found that most of the libraries did not even meet the basic requirements. Moreover, it was also found a distance between the school pedagogical proposal and the school library actions and services, in the majority of cases.
Subject: Bibliotecas escolares
Políticas públicas
Ciência da informação
Sistema de ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AM2Q97
Issue Date: 31-Oct-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mar_lia_paiva_2016__tese_.pdf6.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.