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Type: Tese de Doutorado
Title: Efeito de estratégias educacionais sobre o estigma de alunos de Medicina frente ao portador de doença mental
Authors: Alexandre de Araujo Pereira
First Advisor: Rosa Malena Delbone de Faria
First Co-advisor: Silvana Maria Eloi Santos
First Referee: Maria Monica Freitas Ribeiro
Second Referee: Ana Paula Souto Melo
Third Referee: Alexandre Sampaio Moura
Abstract: Introdução: A literatura tem mostrado que parcelas significativas da população, incluindo aí profissionais de saúde, possuem uma visão muito estigmatizada dos portadores de transtornos mentais, o que pode contribuir para a baixa qualidade assistencial e dificuldade de acesso aotratamento em saúde por parte dessa população. Desenvolver atitudes mais positivas de redução do estigma por parte dos médicos pode ajudar a reverter esse cenário. Objetivos: 1) validar transculturalmente para o português falado no Brasil O Atribution Questionnaire (AQ-27), que mede o estigma relacionado às doenças mentais, e definir suas propriedades psicométricas 2) estudar os efeitos de três estratégias curriculares desenvolvidas em Serviços de Saúde MentalComunitários em Belo Horizonte - Brasil na redução do estigma de estudantes de medicina em relação aos portadores de transtornos mentais, utilizando o questionário validado no Brasil. Método: Trata-se de uma investigação educacional quantitativa do tipo quasi-experimental(one group pre-test-post-test design) desenvolvido em duas fases. O Atribution Questionnaire (AQ-27) e um questionário suplementar para coletar informações sócio demográficas, acadêmicas e de experiência pessoal dos alunos com portadores de transtornos mentais, foramutilizados. Inicialmente, 431 alunos do primeiro ao último ano do curso aceitaram participar da análise fatorial, que validou as propriedades psicométricas da versão culturalmente adaptada do AQ-27. Desses, 156 foram novamente avaliados após participarem das intervençõescurriculares de saúde mental. Os dados foram submetidos à análise de conglomerados, além de regressões múltipla linear e logística. Resultados: Dos 27 itens que compunham a escala, 16 não sofreram qualquer modificação, seis apresentaram apenas mudanças na estrutura da elaboração da frase, quatro necessitaram de uma adequação cultural semântica e em apenas uma questão houve necessidade de troca da palavra por outra equivalente na língua portuguesa falada no Brasil. Houve a retirada da questão de nº 11 devido à baixa proporção de variância explicada e baixa carga fatorial o que gerou o questionário brasileiro de oito fatores AQ-26B com percentual de variância total explicada de 68,9%. Nenhum dos fatores sócio demográficos e de história de vida influiu significativamente na tendência ao estigma dos alunos, mas a possibilidade de escolha da psiquiatria como especialização médica sim (p = 0,042). Também houve uma diminuição estatisticamente significativa da expressão doestigma quando todos os cenários curriculares e alunos foram analisados em conjunto (p < 0,001). Diferenças foram identificadas quando as estratégias curriculares foram analisadas considerando-se cada fator separadamente: Saúde Mental Comunitária para alunos do primeiro ano apresentou diminuição significativa dos fatores Segregação (p = 0,004), Afastamento (p < 0,001), Medo (p = 0,010) e, principalmente Coerção (p = 0,004), quando comparada àsoutras estratégias educacionais; Internato de Urgências em Saúde Mental para alunos do último ano apresentou diminuição significativa dos fatores Segregação (p < 0,001), Afastamento (p = 0,001) e, principalmente do Medo (p = 0,001), quando comparada às outras estratégias educacionais; Apoio Matricial em Psiquiatria na Atenção Básica para os estudantes de quarto ano não exerceu influência positiva ou negativa na mudança atitudinal dos alunos, com exceçãodo fator Coerção, que apresentou aumento após a passagem dos alunos por essa estratégia educacional (p = 0,006). As diferenças encontradas deveram-se provavelmente ao grau de maturidade e exposição prévia dos alunos ao longo do currículo, aos diferentes tipos de pacientes e serviços de saúde mental envolvidos, além das diferentes cargas horárias e estratégias de ensino oferecidas. Conclusão: A versão brasileira do questionário para avaliaçãode estigma relacionado ao portador de transtorno mental AQ-26B demostrou validade e confiabilidade interna adequados além de fácil aplicação, o que poderá viabilizar seu uso nas escolas médicas brasileiras. A redução do estigma entre alunos de medicina exige umaorganização curricular longitudinal, com a inclusão de estratégias educacionais que promovam o convívio direto dos alunos com os portadores de transtornos mentais, preferencialmente emserviços de atenção à saúde mental comunitária. O início do curso de medicina parece ser um momento oportuno para oferecer este tipo de atividade e a redução do estigma relacionado aos transtornos mentais pode contribuir para o maior interesse de alunos de medicina em psiquiatria e saúde mental. A experiência também mostra que uma colaboração eficaz entre a Universidade e o Sistema Público de Saúde Mental brasileiro pode promover cuidados de saúde, bem comoatingir objetivos educacionais previamente estabelecidos.
Abstract: Introduction: Medical literature has shown that significant portions of the general population, including healthcare professionals, have a highly stigmatized view of mentally ill patients, which can lead to low quality health care and difficult access to treatment. Fostering more positive attitudes toward the diminishing of this stigma among doctors may help to change this scenario. Objectives: 1) provide a transcultural validation of the Attribution Questionnaire (AQ-27) into Brazilian Portuguese, which measures the stigma related to mental illnesses, and defines its psychometric properties 2) analyze the effects of the three curricular strategies developed in the Community Mental Health Services in Belo Horizonte, Brazil, in an attempt to reduce the stigma of medical students regarding mentally ill patients, using the validated Brazilian version of the AQ-27. Methods: This study conducted a one group pre-test-post-testsurvey design developed in two stages. The AQ-27, in addition to a supplementary questionnaire to collect sociodemographic, academic, and personal experience from the medical students who work with mentally ill patients, were used. Initially, 431 students from the first to the last year of the course agreed to participate in the factorial analysis, whichvalidated the psychometric properties of the Brazilian cross-cultural adaptation of the AQ-27. Of these, 156 students were again evaluated after having participated in three different mental health curriculum rotations. In addition to multiple linear and logistic regression analyses, the data were submitted to a cluster analysis. Results: Of the 27 items that made up the scale, 16 remained unmodified; six presented changes only in the structure of the sentences composition; four required a semantic cultural adaptation, while in only one question did there arise the need to change a word to an equivalent term in Brazilian spoken Portuguese. Question 11 was removed from the questionnaire due to the low proportion of explained variance and the low factorial load, which produced the Brazilian eight factor questionnaire AQ-26B with a totalexplained variance of 68.9%. None of the sociodemographic and life history factors significantly influenced the tendency toward the students stigma, but the possibility of the choice of psychiatry as a medical career did have an impact (p = 0.042). A statistically significant reduction in the expression of the stigma was also observed when all of the mentalhealth curriculum scenarios and students were analyzed together (p < 0.001). Differences were identified when the mental health curricular strategies were analyzed considering each factor separately: Medical Practice in the Community for first-year students presented a significantreduction in the factors of Segregation (p = 0.004), Isolation (p < 0.001), Fear (p = 0.010), and especially Coercion (p = 0.004), when compared to the other educational strategies. Emergency Psychiatry Internship for final-year students showed a significant drop in the factors ofSegregation (p < 0.001), Isolation (p = 0.001), and especially Fear (p = 0.001), when compared to the other educational strategies. Psychiatry in Primary Care for fourth-year students had no positive or negative impact on attitude changes among students, with the exception of Coercion,which showed a rise after the students had studied this educational strategy (p = 0.006). The differences found were most likely due to the students degree of maturity and prior exposure throughout the entire course to the different types of patients and mental health servicesinvolved, in addition to the different class loads and teaching strategies provided. Conclusions: The Brazilian version of the questionnaire to evaluate the stigma related to the mentally ill patient (AQ-26B) demonstrated both adapted validity and internal reliability, in addition to its easy application, which can render its use feasible in Brazilian medical schools. The reduction of the stigma among medical students demands a longitudinal curricular organization, with the inclusion of educational strategies that promote the direct interaction of students with mentally ill patients, preferably provided by mental health care community services. The beginning of Med School appears to be an opportune moment in which to offer this type of activity. Moreover, the reduction in the stigma related to mental illness may well contribute to a greaterinterest on the part of the medical students in psychiatry and mental health. This experience also shows that an efficient collaboration between the University and the Brazilian Public Mental Health System can both promote mental health care and achieve educational goals.
Subject: Estudantes de medicina
Educação médica
Pessoas mentalmente doentes/psicologia
Estigma social
Estereotipagem
Preconceito
Saúde mental
Discriminação Social
Medicina
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AM8MFV
Issue Date: 18-Oct-2016
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