Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AMMHNV
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Monica Erichsen Nassifpt_BR
dc.creatorVinícius Campos Ottonipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T15:24:59Z-
dc.date.available2019-08-13T15:24:59Z-
dc.date.issued2015-08-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AMMHNV-
dc.description.abstractThis work addressed the topic of business intelligence with the proposal to create strategic reports to support decision making. Depending on the current scenario of the Brazilian Supplementary Health market is going through a time pressure, it is necessary that the leaders and organization managers have quick and assertive decisions. It was not necessary to be spent on inquiries to identify already known methods or purchasing new tool, for the team had already in the form tabulated the informations most used by leaders and the company already had two strategic reporting tools. It was presented the importance of aligning the Information Technology sector with the company's business strategy and the use of intellectual capital for the construction of knowledge to support decision making. In this context it was necessary to use business intelligence tools. The tool used to create the reports was the QlikView because of the ease to work with different databases, processing speed, graphics and accessibility on use any mobile device. During the development of this project were created eleven strategic reports that enabled the optimization of company resources, cost because of criating an warning system and agility in getting information and impact assessments of new proposals for negotiation.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho abordou o tema de inteligência empresarial com a proposta de criação de relatórios estratégicos para subsidiar a tomada de decisão. Em função do atual cenário da Saúde Suplementar no mercado brasileiro estar passando por um momento de pressão, se faz necessário que os dirigentes e gestores da organização tenham decisões rápidas e assertivas. Não foi preciso ter gastos com pesquisas para identificar métodos já conhecidos ou com a compra de uma nova ferramenta, uma vez que, a equipe já possuia de forma tabulada as informações mais utilizadas pelos líderes e a empresa já possuia duas ferramentas de relatórios estratégicos. Foi apresentada a importância do alinhamento do setor de Tecnologia da Informação com a estratégia de negócios da empresa e a utilização do Capital Intelectual para construção do conhecimento para fundamentar a tomada de decisão. Neste contexto foi necessária a utilização de ferramentas de Business Intelligence. A ferramenta utilizada para a criação dos relatórios foi o Qlikview devido à facilidade para trabalhar com diferentes bancos de dados, agilidade de processamento, recursos gráficos e acessibilidade que pode se dar através de qualquer dispositivo móvel. No decorrer do desenvolvimento deste projeto foram entregues onze relatórios estratégicos que possibilitaram a otimização dos recursos da empresa, economia de custos devido à geração de alertas e agilidade na obtenção de informações e estudos de impacto das novas propostas de negociação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelatórios estratégicos Tomada de decisão Capital intelectual Inteligência empresarialpt_BR
dc.subject.otherGerenciamento da informação  pt_BR
dc.subject.otherCapital intelectual  pt_BR
dc.subject.otherInteligência competitiva (Administração) pt_BR
dc.subject.otherProcesso decisório pt_BR
dc.titleA importância da informação para a tomada de decisãopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_vin_cius_campos_ottoni_7.pdf766.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.