Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AMQQJ8
Type: Tese de Doutorado
Title: Entre a Metrópole e a Cidade Sagrada: uma análise comparativa entre o Obscena - Agrupamento Independente de Pesquisa Cênica (Belo Horizonte) e o grupo Transeuntes (São João Del-Rei)
Authors: Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi
First Advisor: Mariana de Lima e Muniz
First Co-advisor: Elvina Maria Caetano Pereira
First Referee: Fernando Antonio Pinheiro Villar de Queiroz
Second Referee: Ines Karin Linke Ferreira
Third Referee: Marcos Antonio Alexandre
Abstract: O objetivo desta pesquisa é analisar e comparar dois coletivos artísticos mineiros, o Obscena- Agrupamento Independente de Pesquisa Cênica (Belo Horizonte- MG) e o Grupo Transeuntes- Estudos sobre Performance (São João del-Rei MG), que realizam intervençõesurbanas em suas respectivas cidades. Pretende-se realizar um estudo acerca de experiências estéticas que caminham além do domínio mercadológico das cidades e da privatização dos espaços públicos, propondo experiências de estreitamento com o espectador no cotidiano das cidades. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de cotidiano, de discurso, de intervenções urbanas e de performatividade, visando à análise de ações artísticas como propostas políticas e sociais na atualidade. A partir da compreensão desses conceitos, foi feito um estudo de caso acerca das ações dos coletivos artísticos em questão. O objetivo foi identificar determinadas obras de cunho performativo que, entre outros pontos, visaram criar pequenos deslocamentos no olhar dos transeuntes frente à segmentação de uso dos espaços públicos, cada vez mais assépticos e gentrificados. Foram selecionadas ações artísticas que atuaram diretamente nas ruas e em espaços públicos de Belo Horizonte (a metrópole) e de São João del-Rei (a cidade sagrada), respectivamente. A análise das ações foi baseada na observação dessas, no levantamento dos registros audiovisuais dos coletivos em questão, nas entrevistas com os pesquisadores e nos depoimentos postados nos blogs de ambos os coletivos sobre os processos de criação artística dos mesmos. A partir desta análise,chegou-se à conclusão de que os coletivos supracitados buscam absorver as práticas da performatividade nas ruas e em demais espaços públicos, ampliando o olhar da cena sob o aspecto de intervenção urbana.
Abstract: The objective of this research is to analyze and compare two Artistic Collectives of Minas Gerais: the Obscena- Agrupamento Independente de Pesquisa Cênica (Belo Horizonte city, MG) and the Grupo Transeuntes- Estudos Sobre Performance (São João del-Rei city - MG),which perform urban interventions in their respective cities. The idea is to accomplish a study about aesthetic experiences that goes beyond the marketing dominated fields in the cities and beyond the privatization of public spaces, proposing experiences which alow narrowing therelationship with the viewer during the daily life of cities. Therefore, we carried out a literature review on the concepts of "everyday life", "discourse", "urban interventions" and "performativity", aiming to analyze artistic actions as a political and social proposition in the present days. From the understanding of these concepts, we have made a case study about the actions of these Artistic Collectives in question. The goal was to identify certain performative nature works that, among other things, aimed to create small changes in the eyes of passersby view regarding the segmentation in the use of public spaces - which are increasingly asepticand gentrified. The artistic actions (or procedures) selected were the ones which took place directly on the streets and public spaces of Belo Horizonte (MG) and São João del-Rei city (MG), respectively. The analysis of these shares was based on their observation - as they werehappening -, and also: on the survey of audio-visual records of these Artistic Collectives, on interviews with researchers, and on testimonials posted in the blogs of both Artistic Collectives talking about the process of their artistic creation. From this analysis, we came to the conclusion that the aforementioned Artistic Collectives seek to absorb the practices ofperformativity from the streets and other public spaces, enhancing the look of this scene under the guise of urban intervention.
Subject: Performance (Arte)
Estetica
Arte e sociedade
Espaços públicos
Intervenções urbanas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AMQQJ8
Issue Date: 19-Aug-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_capa_dura.pdf14.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.