Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AMUPYV
Type: Tese de Doutorado
Title: Quando se pergunta pelo sentido do espaço ou o espaço como obra de arte: um guia para viajantes
Authors: Maria Carolina de Melo Rodrigues
First Advisor: Patricia Dias Franca
First Referee: Eriel de Araújo Santos
Second Referee: Ricardo De Cristofaro
Third Referee: Maria Elisa Mendes Miranda
metadata.dc.contributor.referee4: Roberto Bethonico de Figueiredo
Abstract: A presente pesquisa consiste em uma reflexão advinda da prática artística sobre as relações entre o espaço e a obra de arte como pura indissociabilidade. O ponto de partida se revela nas mudanças significativas através de uma história anacrônica do espaço, desvelando alguns princípios sutis onde o espaço é retirado do âmbito estritamente físico e reenviado a um cotejamento bem mais abrangente, partindo da polissemia que o conceito reveste. Nesse sentido, o espaço não delimita as fronteiras, fechando e recebendo um objeto, vai muito além. Quando as linguagens artísticas apreendem o espaço como agente fulcral, todas as dimensões espaciais são modificadas. Se por um lado, percebemos a obra de arte a partir do receptáculo onde o espaço a contém, por outro lado, notaríamos a partir de então, os contornosindistintos e as fronteiras, em vez de olhar somente para o centro ondeo objeto artístico aparece. O trabalho em questão se torna um exercício,criando interrogações entre o vazio espacial e a corporeidade da obra. Apesquisa evidencia a complexidade do espaço como representação simbólica e a necessidade de considerar uma especulação adequada aos problemas relacionados ao espaço nas práticas artísticas contemporâneas, onde o seu sentido se constrói como um elemento configurador da plasticidade da obra. O texto foi concebido propondo uma experiência artística como prática investigativa, na forma de uma narrativa reflexiva de uma viajante, em que assinalamos pontos cruciais para o seu desenvolvimento, tanto na forma de sua apresentação gráfica como no modo de exposição do seu conteúdo textual. Busca-se articular modos de conhecer, tentando não enclausurar o objeto da pesquisa em um sistema exclusivo, mas aproximando a prática artística ao exercício da escrita, permitindo aflorar conexões até o ponto no qual o artista em duplo sentido poderá dar forma a um conteúdo.
Abstract: The present work consists of a reflection, arising out of artistic practice, on the relationships between space and the work of art, such as pure indissociability. The starting point reveals itself through the significant changes occurring over an anachronic history of space, unveiling some subtle principles where space is withdrawn from a purely physical environment and subjected to a much more wide-ranging confrontation, starting from the polysemy that the concept embraces. In this sense, space does not delimit the boundaries, closing and receiving an object, it goes far beyond this. When the artistic languages apprehend space as a fulcral agent, all spatial dimensions are modified. If, on the one hand, we perceive the work of art starting from the receptacle where space contains it, on the other, we would notice from then on, the indistinct contours and the boundaries, instead of looking only at the centre where the artistic object appears. The work in question becomes an exercise, creating question marks between the spatial void and the corporeity of the work. The investigation brings to light the complexity of space as a symbolic representation and the need to consider speculation appropriate tothe problems related to space in contemporary artistic practices, where its meaning is built up as a configurative element in the plasticity of the work. The text was conceived proposing an artistic experiment as an investigative practice, in the form of a reflexive narrative of a traveller, where we point out crucial points for development, both in the form of its graphical representation, as in the manner of exposition of its textual content. We seek to articulate modes of knowing, trying not to cloister the object of the investigation in an exclusive system, but, approximating artistic practice to the exercise of writing, allowing connections to blossom to the point where the artist in a double sense can give form to a content.
Subject: Arte moderna Séc XXI
Plasticidade
Espaço e tempo em arte
Espaço (Arte)
Criação (Literária, artística, etc)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AMUPYV
Issue Date: 30-Aug-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_maria_carolina_de_melo_rodrigues.pdf22.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.