Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AN2PLD
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dc.contributor.advisor1Silvana Maria Eloi Santospt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rosa Malena Delbone de Fariapt_BR
dc.contributor.referee1Alexandre Sampaio Mourapt_BR
dc.contributor.referee2Denise Utsch Goncalvespt_BR
dc.contributor.referee3Leonor Bezerra Guerrapt_BR
dc.contributor.referee4Rosana O Alvespt_BR
dc.contributor.referee5Antonio Carlos de Castro Toledo Juniorpt_BR
dc.creatorJose Maria Peixotopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T21:47:19Z-
dc.date.available2019-08-13T21:47:19Z-
dc.date.issued2015-12-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AN2PLD-
dc.description.abstractThe mechanisms involved on self-explanation and diagnostic skills of medical students have been studied in the last decade. Few of them used the pathophysiological mechanisms of diseases as a guide for instructional approach of self-explanation. The purpose of this study was to investigate the effect of self-explanation strategy oriented to use of pathophysiology on medical students diagnostic accuracy during resolution of clinical cases. METHODS: This was an experimental study with a training phase and an assessment phase, conducted with 39 fourth year medical students, randomly assigned to one of two groups. In the training phase, the experimental group (n = 20) solved eight clinical cases (three cases of jaundice, three cases of chest pain and two filler cases) performing self-explanations about the pathophysiological mechanisms and the control group (n = 19) solved the same set of cases, but without specific guidance for resolution. After one week, in assessment phase, students of both groups were invited to solve, without any specific orientation, a new set of 10 different clinical cases, six with the same diagnosis from the training phase, but with more complexity, two with a different diagnosis but with similar clinical manifestations from de training phase (jaundice and chest pain) and two new filler cases. The diagnostic accuracy was assessed in both phases. RESULTS: Repeated-measures analysis of variance on the mean diagnostic accuracy scores (range:0-1) showed no significant difference between performance moment and experimental condition (F (2;74) = 0,879; p=0,419) or between groups (F(1;37) = 2,871; p=0,099). Post hoc analysis found a significant interaction (F(2;74) = 4,485; p=0,022) between students performance diagnostic accuracy moment and clinical syndrome type, with scores for cases related with jaundice syndrome improving from the first to the last phase in both groups. The same did not occur for cases involving chest pain syndrome. When comparing groups and their performances by type of clinical syndromes we noted that self-explanation group had higher gains in their accuracy scores for jaundice, (p=0,035) compared to the control group. CONCLUSIONS: Self-explanation focusing on the causal mechanisms of the clinical findings present in a case did not improve students diagnostic competence. However, it seems favor diagnostic accuracy of students for clinical syndromes that share not only clinical manifestations, but share pathophysiological mechanism such has happened for jaundice clinical syndromes.pt_BR
dc.description.resumoOs mecanismos que envolvem a autoexplicação e a capacidade diagnóstica de estudantes de medicina têm sido objetos de estudos na última década. Poucos utilizaram dos mecanismos fisiopatológicos das doenças como guia para a abordagem instrucional da autoexplicação. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito da estratégia instrucional da autoexplicação orientada para os mecanismos fisiopatológicos na acurácia diagnóstica de estudantes de medicina durante a resolução de casos clínicos. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de estudo experimental com uma fase de treinamento e outra de avaliação, realizado em 39 estudantes de medicina do quarto ano, distribuídos aleatoriamente em dois grupos. Na fase de treinamento, o grupo experimental (n=20) resolveu oito casos clínicos (três casos de icterícia, três casos de dor torácica e dois casos distratores), realizando autoexplicações acerca dos mecanismos fisiopatológicos enquanto o grupo controle (n=19) resolveu o mesmo grupo de casos, sem nenhuma orientação específica para a sua resolução. Após uma semana, na fase de avaliação, os alunos de ambos os grupos foram convidados a resolver, sem nenhuma orientação específica, um novo conjunto de 10 casos clínicos: seis com os mesmos diagnósticos da fase de treinamento, porém mais complexos; dois com diagnósticos diferentes, mas com manifestações clínicas semelhantes aos de icterícia e dor torácica e dois novos distratores. A acurácia diagnóstica dos estudantes foi avaliada nos dois momentos. RESULTADOS: A análise de variância para medidas repetidas das médias dos escores de acurácia diagnóstica (intervalo: 0-1) demonstrou que não houve diferença significativa entre a fase do estudo, o desempenho dos estudantes e a condição experimental (F (2; 74) = 0,879; p = 0,419) ou entre os grupos (F (1;37) = 2,871; p = 0,099). Análise "post hoc" constatou interação significativa (F (2; 74) = 4,485; p = 0,022) entre a fase, a acurácia diagnóstica dos alunos e tipo de síndrome clínica, com a pontuação para os casos relacionados à síndrome de icterícia demonstrando melhora dos escores de acurácia diagnóstica da primeira para a última fase em ambos os grupos. O mesmo não ocorreu para os casos relacionados à dor torácica. Ao comparar os grupos e suas performances por tipo de síndrome clínica, observa-se que o grupo de autoexplicação apresentou maiores ganhos na acurácia diagnóstica para icterícia (p=0,035) comparado ao grupo que não realizou a autoexplicação. CONCLUSÕES: A autoexplicação orientada para os mecanismos fisiopatológicos não melhorou a acurácia diagnóstica dos alunos de forma generalizada. No entanto, parece favorecer a acurácia diagnóstica dos alunos para síndromes clínicas que compartilham não só manifestações clínicas, como também o mecanismo fisiopatológico, como as síndromes ictéricas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatologiapt_BR
dc.subject.otherEstudantes de medicinapt_BR
dc.subject.otherEducação médicapt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherCompetência clínicapt_BR
dc.subject.otherDiagnóstico clínicopt_BR
dc.subject.otherMedicinapt_BR
dc.titleEfeito da autoexplicação dos mecanismos fisiopatológicos das doenças, na competência diagnóstica em estudantes de Medicinapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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