Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANGRV7
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria de Fatima Almeida Martinspt_BR
dc.contributor.referee1Charles Moreira Cunhapt_BR
dc.creatorCláudio Barbosa Venturapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T11:50:44Z-
dc.date.available2019-08-12T11:50:44Z-
dc.date.issued2016-02-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANGRV7-
dc.description.abstractEsta investigación de papel en la educación continua mantenida con los maestros de la Red Municipal de Educación de Governador Valadares, municipio situado en el este de Minas Gerais. El trabajo se centró en la formación desarrollado por la Educación Municipal tratando de entender a través de uma cartografia social de los significados producidos sobre este tipo de formación para los maestros y profesores de las escuelas de campo. Tiene un punto de vista descriptivo y valorativo en que pretende revelar cómo los maestros a entender la formación que reciben. Como métodos para la obtención de los resultados utilizamos la observación de campo y entrevistas semiestructuradas que fueron analizados basados en entre otros autores Laurence Bardin, que sirvió de base para un análisis de contenido. Creemos en la importancia de esta investigación porque creemos que los resultados expresados aquí pueden contribuir al desarrollo de un programa de formación que se ajuste a la realidad de los maestros de las escuelas de campo con el fin de lograr una mayor calidad de la educación de ese territoriopt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho uma pesquisa versa sobre formação continuada realizada junto aos professores da Rede Municipal de Educação de Governador Valadares, Município localizado no leste de Minas Gerais. O trabalho teve como foco a formação desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação buscando compreender por meio de uma cartografia social os significados produzidos a respeito dessa formação pelos professores e professoras das escolas do campo. Possui uma perspectiva descritiva e avaliativa a medida que busca revelar a forma como os professores compreendem a formação que recebem. Como metodologias para obtenção dos resultados usamos a observação de campo e as entrevistas semi-estruturadas as quais foram analisadas tendo como base dentre outros autores Laurence Bardin, que nos forneceu base para uma analise de conteúdos. Acreditamos na importância dessa pesquisa, pois cremos que os resultados aqui expressos podem contribuir na elaboração de um programa formativo que condiga com a realidade de professores de escolas do campo de modo a alcançar maior qualidade educacional nesse território.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolas de Campopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectRealidade educativapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento escolarpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação ruralpt_BR
dc.subject.otherEscolas de tempo integralpt_BR
dc.subject.otherEscolas ruraispt_BR
dc.titleFormação continuada professores e professoras do campo em Governador Valadarespt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_final__1__1.pdf1.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.