Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANGS9L
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Tecnologia e educação no Ensino Médio: um estudo da implantação doPrograma Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO) |
Authors: | Mauricio Antonio Vieira |
First Advisor: | Suzana dos Santos Gomes |
First Co-advisor: | Glaucia Maria dos Santos Jorge |
First Referee: | Eucidio Pimenta Arruda |
Second Referee: | Durcelina Ereni Pimenta Arruda |
Abstract: | O objetivo desta pesquisa foi investigar as contribuições do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) no Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais (RPEEMG), por meio da verificação do uso pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas de ensino, em uma escola estadual de Belo Horizonte. Pretendeu-se, ainda, por meio deste estudo, compreender dados relativos à implantação do Programa em Minas Gerais, como aprendizado, verificando os procedimentos e as metodologias adotadas pelos professores do Ensino Médio da escola objeto dessa pesquisa, localizada em Belo Horizonte, tendo, como sujeitos, docentes e discentes. A fundamentação teórica que deu sustentação ao trabalho deriva dos estudos de Castells (2007), Zuin (2010), Lévy (2010), Bauman (2011), Mill e Jorge (2013), Arroyo (2014), Dayrell (2014), Paula e Nunes (2014), Tavares e Gomes (2014), Moran (2014), entre outros. Espera-se que este estudo possa trazer contribuições para a compreensão do impacto do ProInfo em Minas Gerais, possibilitando, assim, verificar o uso pedagógico das tecnologias digitais e suas implicações no processo ensinoaprendizagem. Os resultados apontam que as TDIC, na visão dos professores e profissionais da Escola Estadual Professor Affonso Neves, têm favorecido o processo de ensino-aprendizagem, bem como a inclusão digital. Entretanto, este estudo sugere a necessidade de investimentos na formação continuada do professor, relacionada ao uso das TDIC na prática docente. |
Abstract: | The goal of this research was to investigate the impact of the Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) in the High School network in the state of Minas Gerais, by verifying the pedagogical use of digital technologies in practical learning techniques, in a state school in Belo Horizonte. It meant, also, to understand, through this study, to understand data related to the Program implementation in Minas Gerais, as well as understand the use of digital technology and its influence in learning, by verifying procedures and methodology used by teachers in the HighSchool State School studied in this research, which is located in Belo Horizonte, taking as subjects, teachers and learners. The theoretical basis for this study comes from the studies of Castells (2007), Zuin (2010), Lévy (2010), Bauman (2011), Mill e Jorge (2013), Arroyo (2014), Dayrell (2014), Paula e Nunes (2014), Tavares e Gomes (2014), Moran (2014), among others. We do hope this study will contribute tounderstand the impact of ProInfo in Minas Gerais, making it possible to verify the pedagogical use of digital technologies and its implications in the learning-teaching process. Results point the TDIC - digital information and communication Technologies -, according to teachers and educators in Escola Estadual Professor Affonso Neves, has benefited from the teaching-learning process, as well as fromdigital inclusion. Nevertheless, this study suggests the need for investing in the continual training of teachers as related to the use of TDIC (DICT) in teaching practice. |
Subject: | Inclusão digital Educação Letramento Tecnologia educacional Ensino médio |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANGS9L |
Issue Date: | 17-Feb-2017 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_vers_o_final.pdf | 1.8 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.