Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHLCP
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Uma sequência de ensino sobre polímeros para o Ensino Médio de Química: a trajetória de produção, desenvolvimento e análise
Authors: Anne Kely Marques Nascimento
First Advisor: Nilma Soares da Silva
First Referee: Katia Pedroso Silveira
Second Referee: Juarez Melgaco Valadares
Abstract: Este trabalho apresenta a trajetória de produção, desenvolvimento e análise de uma sequência de ensino sobre o tema polímeros. O desenvolvimento se deu em uma turma do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino nas aulas da professora pesquisadora, autora desse trabalho. A elaboração desta sequência de ensino tem o objetivo de favorecer a articulação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e o ensino por investigação podendo proporcionar uma maior participação dos alunos nas aulas e na sociedade. Neste contexto acreditamos que o ensino do tema polímeros precisa ser atualizado com o estudo de novos materiais empregados nos variados âmbitos tecnológicos, suas propriedades, influência na vida das pessoas e no ambiente. Aliado a isto, propomos uma diversidade de atividades em sala de aula como o uso de aparelhos eletrônicos, blogs, histórias em quadrinhos, artigos acadêmicos, textos, atividades experimentais e o uso da escrita pelos estudantes. O resultado desta diversidade de atividades mostrou-se positivo na medida em que contribuiu para a construção do conhecimento cientifico pelos estudantes. Nesse trabalho destaca-se a importância do estudo do tema polímeros abordado numa diversidade de atividades sob uma perspectiva CTSA.
Abstract: This paper presents the design, development and analysis of a teaching sequence on the topic polymers. The development took place in a group of 3rd year of high school in the state education network in the teacher's classes researcher author of this work. The development of this teaching sequence aims to encourage reconciliation between Science, Technology and Society (STS) for research and teaching can provide greater student participation in class and in society. In this context we believe that the theme of education polymers need to be updated with the study of new materials used in various technological fields, their properties, influence on people's lives and the environment. Added to this we propose a variety of activities in the classroom as the use of electronic devices, blogs, comic books, scholarly articles, texts, experimental activities and the use of writing by students. The result of this diversity of activities was positive in that contributed to the construction of scientific knowledge by the students. This work highlights the importance of polymers theme of the study addressed a variety of activities under a STS perspective.
Subject: Educação
Quimica Estudo e ensino
Química Métodos de ensino
Polímeros
Educação ambiental Métodos de ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHLCP
Issue Date: 15-Dec-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vers_o_final_disserta__o_polimeros_21_04__2016.pdf3.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.