Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHLCP
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Uma sequência de ensino sobre polímeros para o Ensino Médio de Química: a trajetória de produção, desenvolvimento e análise |
Authors: | Anne Kely Marques Nascimento |
First Advisor: | Nilma Soares da Silva |
First Referee: | Katia Pedroso Silveira |
Second Referee: | Juarez Melgaco Valadares |
Abstract: | Este trabalho apresenta a trajetória de produção, desenvolvimento e análise de uma sequência de ensino sobre o tema polímeros. O desenvolvimento se deu em uma turma do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino nas aulas da professora pesquisadora, autora desse trabalho. A elaboração desta sequência de ensino tem o objetivo de favorecer a articulação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e o ensino por investigação podendo proporcionar uma maior participação dos alunos nas aulas e na sociedade. Neste contexto acreditamos que o ensino do tema polímeros precisa ser atualizado com o estudo de novos materiais empregados nos variados âmbitos tecnológicos, suas propriedades, influência na vida das pessoas e no ambiente. Aliado a isto, propomos uma diversidade de atividades em sala de aula como o uso de aparelhos eletrônicos, blogs, histórias em quadrinhos, artigos acadêmicos, textos, atividades experimentais e o uso da escrita pelos estudantes. O resultado desta diversidade de atividades mostrou-se positivo na medida em que contribuiu para a construção do conhecimento cientifico pelos estudantes. Nesse trabalho destaca-se a importância do estudo do tema polímeros abordado numa diversidade de atividades sob uma perspectiva CTSA. |
Abstract: | This paper presents the design, development and analysis of a teaching sequence on the topic polymers. The development took place in a group of 3rd year of high school in the state education network in the teacher's classes researcher author of this work. The development of this teaching sequence aims to encourage reconciliation between Science, Technology and Society (STS) for research and teaching can provide greater student participation in class and in society. In this context we believe that the theme of education polymers need to be updated with the study of new materials used in various technological fields, their properties, influence on people's lives and the environment. Added to this we propose a variety of activities in the classroom as the use of electronic devices, blogs, comic books, scholarly articles, texts, experimental activities and the use of writing by students. The result of this diversity of activities was positive in that contributed to the construction of scientific knowledge by the students. This work highlights the importance of polymers theme of the study addressed a variety of activities under a STS perspective. |
Subject: | Educação Quimica Estudo e ensino Química Métodos de ensino Polímeros Educação ambiental Métodos de ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHLCP |
Issue Date: | 15-Dec-2015 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
vers_o_final_disserta__o_polimeros_21_04__2016.pdf | 3.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.