Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHLQE
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Programa Mais Educação: diálogos a partir da percepção dos pais de estudantes de uma comunidade rural
Authors: Érica Fernanda Justino de Freitas
First Advisor: Paulo Afranio Sant'anna
First Referee: Maria Isabel Antunes Rocha
Second Referee: Geraldo Márcio Alves dos Santos
Abstract: A educação integral, a escola integral e em tempo integral tem se tornado objeto de pesquisas, principalmente por ser considerada uma temática emergente no Brasil, tão emergente quanto às discussões que se relacionam à educação na perspectiva da educação do campo. Nesse sentido, o presente estudo assume o desafio de articular esses projetos de educação a partir de observações realizadas no contexto de uma escola municipal localizada na comunidade rural de Padre João Afonso, no município de Itamarandiba, onde em 20012 foi implantado o Programa Mais Educação.O objetivo desse estudo foi entender de que forma uma comunidade do campo compreende o Programa Mais Educação e por meio desse levantamento analisar as possíveis relações entre um projeto de Educação Integral e os princípios da Educação do Campo. Metodologicamente, optou-se por realizar uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória, com delineamento de estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por intermédio de análise documental e entrevistas abertas. Foram selecionados pais de estudantes que cancelaram e ou não efetivaram a matrícula nas turmas de tempo integral entre os anos de 2012 a 2015. A discussão teórica visou refletir sobre a organização, os desafios, potencialidades e fragilidades desse programa na oferta de uma formação integral em escolas localizadas em áreas rurais. Para ampliar a discussão, foram articuladas as propostas de Educação Integral e Educação do Campo, destacando o caráter emancipatório desses projetos. Nesse contexto, foram apresentadas outras formas de organização dos tempos e espaços educativos com vistas à produção e reprodução da vida no campo. Os resultados indicam que as práticas desenvolvidas no Programa Mais Educação na escola estudada, não atendem as expectativas dos pais, porque não dialogam com as práticas cotidianas da comunidade. Destacou-se entre outros, que o distanciamento da criança do contexto familiar prejudica outras aprendizagens que não são ofertadas pela escola. Nesse contexto, as práticas educativas e de gestão pedagógicas desenvolvidas pela Educação do Campo, poderiam contribuir para que o Programa Mais Educação tenha melhores resultados nas escolas localizadas em áreas rurais.
Abstract: The comprehensive education, comprehensive school and full-time has become the object of research, mainly because it is considered an emerging theme in Brazil, as emerging as the discussions that relate to education from the perspective of rural education. In this sense, this study takes on the challenge of articulating these education projects from observations made in the context of a municipal school in the rural community of Padre JoãoAfonso, in the municipality of Itamarandiba, where in 20012 was implemented the More Education Program. Considering this fact the objective of this study was to understand how a countryside community understands the More Education Program and through this survey to analyze the possible relationship between an Integral Education project and the principles of Rural Education. Methodologically, it was decided to perform an exploratory qualitative research with case study design. The data were collected through documentary analysis and open interviews. Parents were selected from students and canceled or not implemented the full-time enrollment in classes between the years 2012 to 2015. The theoretical discussion sought to reflect on the organization, challenges, strengths and weaknesses of this program in offering a comprehensive training schools located in rural areas. To broaden the discussion, proposals for Integral Rural Education and Education were articulated, highlighting the emancipatory character of these projects. In this context, it was presented other forms of organization of the times and educational spaces with a view to the production and reproduction of life in the field. The results indicate that the practices developed in the More Education Program studied in school, do not meet the expectations of parents, because there is no dialogue with the everyday practices of the community. Stood out among others, the distance from the family background of the child affect other learning that is not offered by the school. In this context, the educational and pedagogical management practices developed by the Rural Education could contribute to the More Education Program has better results in schools located in rural areas.
Subject: Crianças do campo
Educação
Educação rural
Escolas de tempo integral
Escolas rurais
Educacao integral
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHLQE
Issue Date: 11-Feb-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o____rica_fernanda_justino.pdf2.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.