Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHN6J
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Jogos virtuais: um caminho para a aprendizagem do Ensino de História |
Authors: | Josimar de Mendonça |
First Advisor: | Eucidio Pimenta Arruda |
First Co-advisor: | Durcelina Ereni Pimenta Arruda |
First Referee: | Durcelina Ereni Pimenta Arruda |
Second Referee: | Regina Helena Alves da Silva |
Third Referee: | Suzana dos Santos Gomes |
Abstract: | A corrente pesquisa se propõe a investigar os processos de aprendizagem presentes nos jogos virtuais gratuitos, on-line e acessíveis por dispositivos móveis. Uma vez que nas últimas décadas, o advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) vem viabilizando novas perspectivas de aprendizagem do conteúdo de História para os estudantes que se constituem sujeitos presentes na sociedade contemporânea. O objetivo desta pesquisa é investigar as características históricas que permeiam os jogos virtuais gratuitos, on-line e acessíveis por dispositivos móveis que utilizam temáticas históricas. Para o desenvolvimento deste estudo o caminho metodológico utilizado envolveu uma abordagem qualitativa e de análise de conteúdo, concomitantemente com um levantamento textual sobre a aprendizagem presente nos jogos digitais. Como quesito obrigatório para aprovação no Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência PROMESTRE será elaborado, ao final, um conteúdo que se propõem a evidenciar os fundamentos básicos dos jogos virtuais gratuitos, on-line e acessíveis por dispositivos móveis selecionados e demonstrar algumas possibilidades de utilização dos mesmos, dentro e fora do ambiente escolar, no intuito de favorecer a aprendizagem do conteúdo curricular de História. Conteúdo este que estará disponível como e-book para downloads. |
Abstract: | Current research aims to investigate the learning processes present in free online games, online and accessible by mobile devices. Since in the last decades, the advent of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) has made possible new perspectives for learning the content of History for students who are present subjects in contemporary society. The objective of this research is to investigate the historical characteristics that permeate free online games, accessible online and accessible by mobile devices that use historical themes. For the development of this study, the methodological approach used involved a qualitative approach and content analysis, concomitantly with a textual survey about the learning present in digital games. As a mandatory requirement for approval in the Professional Master's Program Education and Teaching - PROMESTRE will be elaborated, in the end, a content that aims to highlight the basic fundamentals of free online games, online and accessible by selected mobile devices and demonstrate some possibilities of Their use, inside and outside the school environment, in order to promote the learning of the curricular content of History. This content will be available as an e-book for downloads. |
Subject: | História Métodos de ensino Jogos educativos Educação Inovações educacionais Jogos da internet Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador Historia Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHN6J |
Issue Date: | 9-Dec-2016 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
viii_josimar_disserta__o_texto_final.pdf | 3.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.