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dc.contributor.advisor1Ademilson de Sousa Soarespt_BR
dc.contributor.referee1Jose Eustaquio de Britopt_BR
dc.contributor.referee2Monica Correia Baptistapt_BR
dc.creatorLisa Minelli Feitalpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T03:09:50Z-
dc.date.available2019-08-13T03:09:50Z-
dc.date.issued2016-02-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHQU9-
dc.description.abstractThe dissertation was developed with the objective of discussing aspects of Politician national and local public policies to promote racial equality and reflect on the actions of continuing education developed for different levels of the Municipal Department of Education MDE together to the Basic Education teachers in day care centers with Hall of Belo Horizonte HBH in Municipal Units of Childhood Education MUCEs in the city. We asked first to what extent the municipal school system has offered conditions for the teachers of the childhoodeducation see themselves as subjects protagonists of promoting implementation process protagonists of the implementation process of promoting racial equality in spaces and institutional times with reference the Law 10.639 / 03, which provides, among other things, theinclusion in the curriculum educational institutions working with the history and culture the African people. We adopted as methodological strategies to literature review, document analysis and carrying out semi-structured interviews with teachers and managers involved and/ or responsible directly by the continuing education activities in the childhood education. Data analysis came from a qualitative approach. As a result we found that the Racial-Ethnic Relations Center, Early Childhood Education Coordination Management ECECM and pedagogical teams of Managements of Education - MEs - of Belo Horizonte develop regional meetings, seminars, meetings and workshops, among other activities, with teachers that are defined bymanagers as continuing education actions, but which are not always understood by teachers that way. In addition, we have identified that there is a recognition among participants the research that the theme of promoting racial equality has advanced in the city but still needs tobe taken with main hub for training policies of the teachers of Educationpt_BR
dc.description.resumoA dissertação teve como objetivo discutir aspectos das políticas públicas nacionais e municipais de promoção da igualdade racial e refletir sobre o processo de formação continuada desenvolvido por diferentes instâncias da Secretaria Municipal de Educação SMED junto às professoras de Educação Infantil em creches conveniadas com a Prefeitura de Belo Horizonte PBH e em Unidades Municipais de Educação Infantil Umei's da cidade. Indagamos inicialmente em que medida o sistema municipal de ensino tem oferecido condições para que as professoras da Educação Infantil se percebam como sujeitos protagonistas do processo d implementação da promoção da igualdade racial nos espaços e nos tempos institucionais, tendo como referência a Lei n. 10.639/03, que prevê, dentre outras coisas, a inclusão no currículo das instituições educacionais, o trabalho com a história e a cultura do povo africano. Adotamos como estratégias metodológicas a revisão de literatura, a análise de documentos e a realização de entrevistas semiestruturadas com professoras e gestoras envolvidas e/ou responsáveis diretamente pelo o processo de formação continuada na Educação Infantil. A análise dos dados aconteceu a partir de uma abordagem qualitativa. Como resultados identificamos que o Núcleode Relações Étnico-Raciais, a Gerência de Coordenação da Educação Infantil GECEDI e as equipes pedagógicas das Gerências de Educação GERED's das Regionais de Belo Horizonte desenvolvem reuniões, seminários, encontros e oficinas, dentre outras atividades,com as professoras que são definidas pelos gestores como processo de formação continuada, mas que nem sempre são compreendidos pelas professoras dessa maneira. Além disso, identificamos que há um reconhecimento entre os participantes das pesquisas com a temáticada promoção da igualdade racial, que já avançou na cidade, mas precisa ainda ser assumida como eixo importante das políticas de formação das professoras da Educação Infantil.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectprofessoraspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPromoção da igualdade racialpt_BR
dc.subjectProcesso de formação continuada daspt_BR
dc.subject.otherEducação Relações etnicaspt_BR
dc.subject.otherEducação Políticas públicaspt_BR
dc.subject.otherCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subject.otherEscolas publicaspt_BR
dc.subject.otherProfessores Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subject.otherEducação e Estadopt_BR
dc.subject.otherIgualdade na educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherDiscriminação na educaçãopt_BR
dc.titleA promoção da igualdade racial e a política pública de formação dos professores da Educação Infantil em Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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