Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANJLUG
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Os nós da docência: as vivências escolares de docentes e jovens alunos permeadas pelo ensino de Sociologia
Authors: Marcos Antonio Silva
First Advisor: Licinia Maria Correa
First Referee: Cirlene Cristina de Sousa
Second Referee: Juliana Batista dos Reis
Third Referee: Maria Amalia de Almeida Cunha
Abstract: Esta dissertação busca descrever e compreender como se dão as relações de jovens alunos e professores intermediadas pelo Ensino de Sociologia, em duas escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Desse modo, a interação entre Ensino de Sociologia e seus principais sujeitos ( jovens alunos e professores) no ambiente escolar foi ponto de partida desta investigação. Para isso foram realizadas três inserções no tema onde, em um primeiro momento, delimitou-se o histórico, os propósitos e as intencionalidades do Ensino de Sociologia na educação básica no atual contexto educacional brasileiro. Em seguida, buscamos cnstruir uma genealogia das trajetórias dos dois docentes participantes da pesquisa, com o intuito de evidenciar a origem de valores, princípios e práticas adotadas ao atuarem com professores de sociologia na Rede Pública de Ensino do Estado de Minas Gerais. Por fim, buscamos analisar as perspectivas que os jovens alunos das duas turmas participantes da pesquisa possuíam frente ao ambiente escolar e ao ensino de sociologia, e a relação professor/jovem aluno nas aulas desta disciplina. A partir de autores da sociologia da educação (TARDIF, DUBET, TEIXEIRA) e da sociologia juventude ( FANFANI, DAYRELL), apresentamos um caminho teórico-metodológico que prioriza o diálogo das perspectivas dos sujeitos envolvidos na pesquisa com os marcos teóricos, os quais nortearam nossas análises. Assim, nesta investigação, pudemos verificar o impacto do componente relacional na constituição da docência dos professores analisados e na relação professor / jovem aluno nas aulas de sociologia, percebendo como este fator influencia no processo de aprendizagem de seus conteúdos, apontando ainda avanços e limites desta relação frente às turmas analisadas.
Abstract: This dissertation seeks to describe and understand how the relations of young students and teachers are intermediated by the Teaching of Sociology, in two schools of the Metropolitan Region of Belo Horizonte. Thus, the interaction between Teaching Sociology and its main subjects (young students and teachers) in the school environment was the starting point of this research. For this, three insertions were made in the theme where, in a first moment, the history, the intentions and the intentions of the Teaching of Sociology in the basic education in the current Brazilian educational context were delimited. Next, we seek to construct a genealogy of the trajectories of the two teachers participating in the research, with the purpose of evidencing the origin of values, principles and practices adopted when working with teachers of sociology in the Public Education Network of the State of Minas Gerais. Finally, we sought to analyze the perspectives that the young students of the two groups that participated in the research had in front of the school environment and the teaching of sociology, and the teacher / young student relationship in the classes of this discipline. From the authors of the sociology of education (TARDIF, DUBET, TEIXEIRA) and youth sociology (FANFANI, DAYRELL), we present a theoretical-methodological path that prioritizes the dialogue of the perspectives of the subjects involved in the research with the theoretical frameworks, which guided Our analyzes. Thus, in this investigation, we were able to verify the impact of the relational component on the teacher education of the teachers analyzed and on the teacher / young student relationship in the sociology classes, noting how this factor influences the learning process of its contents, Relation to the classes analyzed.
Subject: Sociologia Estudo e ensino
Sociologia educacional
Educação
Juventude
Professores e alunos
Ambiente escolar
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANJLUG
Issue Date: 11-Feb-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
os_n_s_da_doc_ncia___marcos_antonio_silva___vers_o_final__.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.