Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANJMUC
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Licinia Maria Correapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ana Amelia de Paula Labornept_BR
dc.contributor.referee1Maria Amalia de Almeida Cunhapt_BR
dc.contributor.referee2Ana Amelia de Paula Labornept_BR
dc.contributor.referee3Célia Maria Fernandes Nunespt_BR
dc.creatorRosana Cecilia Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T05:12:12Z-
dc.date.available2019-08-12T05:12:12Z-
dc.date.issued2016-02-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANJMUC-
dc.description.abstractThis work is the result of a research which had the objective of understanding teaching and its conditions on the Reinventing High School Project (RHS), instituted by the Secretary of the State of Education of Minas Gerais, as an educational policy for basic education, from 2012 to 2014. With the purpose of reflecting about the teachers role, including their skills and duties, this research follows a path which goes from its conception to its implementation inside the schools, heading to the teachers perceptions about its effectiveness on the classroom, and finally their expectations and analysis about the impact on not only the time it takes for them to teach something, but also on the time it takes for the students to fully grasp it. The investigation takes on a qualitative approach, involving two schools from the city of Belo Horizonte, which were strategically chosen for their past track record with the projects implementation. The methodology used contemplates documental and bibliographical research, guiding the debate around the condition of High School Education in the last few years. The analysis includes data collected from interviews, questionnaires and institutional publications, with authors Nóvoa (2012), Contreras (2002) and Tardif (2014) as basic references. The results raise consideration towards the necessity of legitimizing the teaching staff as a primordial body on the sustainment of educational projects, recognizing them as both subject and protagonist of their own continuous development. The recognition of teachers and students not as passive recipients, but as agents is what makes the reinvention of school itself possible. Another highlighted aspect is this researchers own place in this research and her own formation, after analyzing the issue of her own craft she managed to comprehend the complexity of the Educational System, from the establishment itself to the implementation of an educational programpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é o resultado de pesquisa cujo objetivo foi compreender a docência e suas condições de atuação no Projeto Reinventando o Ensino Médio (REM), instituído pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, como política educacional para essa etapa da Educação Básica, no período 2012-2014.Com a proposta de reflexão acerca do sujeito professor, das suas competências e atribuições no que se refere à sua atuação no Projeto, esta pesquisa percorre uma linha histórica que vai da concepção do REM à sua efetiva implementação no interior das escolas, chegando às percepções dos professores sobre sua efetivação em sala de aula, suas expectativas e ao modo como analisam o impacto desse Projeto no seu tempo pedagógico e no tempo escolar do aluno. A investigação assume uma abordagem qualitativa, envolvendo duas escolas do município de Belo Horizonte (MG), que foram estrategicamente escolhidas pelo histórico de percursos diferentes na implementação do Projeto. A metodologia utilizada contempla a pesquisa documental e bibliográfica que norteia o debate acerca do Projeto, da condição docente e do cenário do Ensino Médio nos últimos anos no Brasil. A análise dos dados coletados a partir de entrevistas, questionários e publicações institucionais traz como referenciais básicos os autores Nóvoa (2012), Contreras (2002) e Tardif (2014). Os resultados da pesquisa suscitam a reflexão quanto à necessidade de legitimar o coletivo docente como instância fundamental na sustentação de projetos educacionais, reconhecendo o professor como sujeito e protagonista de sua própria formação continuada. O reconhecimento dos sujeitos professor e aluno como referentes, como agentes e não como destinatários dos programas educacionais é que torna real e possível a reinvenção da escola. Outro aspecto a ser ressaltado é o lugar da pesquisa na formação profissional docente, pois ao investigar uma problemática que emerge em sua prática, a docente-pesquisadora pôde compreender em ato a complexidade do sistema educacional, a partir dos processos que vão da implantação à implementação de um programa educacional.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCondição Docentept_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectReinventando o Ensino Médiopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subject.otherCorrea, Licinia Mariapt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacional Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherPolíticas públicas Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherProfessores Participação na administraçãopt_BR
dc.subject.otherEducação e Estado Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino médio Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherPlanejamento educacional Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherProgramas de aperfeiçoamento escolar Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherProfessores Formaçãopt_BR
dc.titleReinventando o Ensino Médio em Minas Gerais: condição e formação docentept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
reinventando_o_ensino_m_dio__vers_o_para_impress_o_.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.