Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANJPRA
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eucidio Pimenta Arrudapt_BR
dc.contributor.referee1Suzana dos Santos Gomespt_BR
dc.contributor.referee2Sheila Alessandra Brasileiro de Menezespt_BR
dc.creatorJudith Vilas Boas Santiagopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T04:26:40Z-
dc.date.available2019-08-10T04:26:40Z-
dc.date.issued2016-02-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANJPRA-
dc.description.abstractThe aim of this work is to analyze teaching material and assistive technology resources that are used by visually impaired students in attending and distance learning courses of higher education, focusing on their possibilities and limitations. The course was developed for Moodle platform with NVDA (Non Visual Desktop Access) as an auxiliary recourse. Methods were based on bibliographical and documental reviews and sought links among such issues, discussing this matter in order to: verify if learning material are accessible to visually impaired students at higher education; analyze if it is possible to fix inappropriate material; evaluate advances in the inclusion of physically disabled people. Result shows it is necessary that teachers and other professionals plan and adapt learning material. The work to adapt course texts became essential to ensure good education to visually impaired students, giving them all the support they may need to the teaching-learning process. Then, this work proposes an action plan named Guide of accessibility in the production of learning material oriented to visually impaired students. This guide is supposed to make major contribution to the inclusion of visually impaired students at higher education and to help teachers and other professionals to adapt learning material to inclusive education.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi investigar os materiais didáticos e os recursos de tecnologia assistivas utilizados por alunos com deficiência visual em disciplinas presenciais e a distância de um curso superior, a fim de compreender suas possibilidades e limitações. O curso foi desenvolvido na plataforma Moodle, sendo o NVDA (Non Visual Desktop Access) um recurso auxiliar. A metodologia, pautada na análise bibliográfica e documental, buscou relacionar tais aspectos, discutindo essa temática para compreender se a produção de materiais didáticos é acessível para os alunos deficientes visuais matriculados no ensino superior em cursos presenciais e a distância, quais são as formas de reverter esses materiais inadequados e quais os avanços em relação à inclusão do deficiente. Os resultados indicaram a demanda por planejamento e adequação dos materiais didáticos pelos professores e técnicos administrativos. O trabalho de adaptação dos textos utilizados pelas disciplinas tornou-se procedimento primordial para a garantia de uma educação de qualidade para os alunos deficientes visuais, possibilitando a eles o suporte necessário para o processo ensino-aprendizagem. Em função desta demanda, esta pesquisa apresenta como proposta um plano de ação intitulado Guia de acessibilidade na Produção de Materiais Didáticos às Pessoas com Deficiência Visual. Espera-se que este guia traga contribuições para a inclusão da pessoa com deficiência visual no ensino superior e auxilie os professores e técnicos na adequação do material pedagógico, tendo em vista a prática da educação inclusiva.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectLeitor de telapt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectProdução de materiais didáticospt_BR
dc.subject.otherDeficientes visuais Educaçãopt_BR
dc.subject.otherCegos Educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherInovações educacionaispt_BR
dc.subject.otherMaterial didático Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherInclusão em educaçãopt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.titlePossibilidades e limitações nas práticas pedagógicas no ensino superior: uma análise do material didático e dos recursos de tecnologia assistiva acessíveis as pessoas com deficiência visualpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.