Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANJQB4
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Formação em rede: Os integrantes do Programa de Extensão Universitária da UFMG Fórum Metrô conectados ao Facebook, ao Whatsapp e ao grupo de e-mail
Autor(es): Barbara Tostes Machado
primer Tutor: Analise de Jesus da Silva
primer miembro del tribunal : Maria Amalia de Almeida Cunha
Segundo miembro del tribunal: Shirlei Rezende Sales
Resumen: A presente pesquisa é um estudo de caso que investiga a interação de 19 universitários nas redes sociais pela internet: Facebook, Whatsapp e um grupo de e-mail. São alunos de licenciatura de diversos cursos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que, fazendo parte do Programa de Extensão Fórum Metropolitano (Fórum Metrô) de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em seu processo de formação, abordam temas relacionados à proposta e à atuação do Programa junto aos integrantes da EJA na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), onde se verificam elevados índices de violência. A nossa abordagem é qualitativa, e, a partir do estudo de caso, utiliza-se a netnografia (KOZINETS, 1998; AMARAL, NATAL & VIANA, 2009; MOZO, 2005). O conceito de modernidade é discutido segundo o pensamento de: Giddens (1991; 2001), Gumbrecht (1998) e Bauman (2009; 2013; 2014). Por sua vez, a temporalidade e a centralidade da informação nos tempos atuais é discutida a partir das ideias de Lévy (1999; 2003), Sibilia (2008) e Bauman (2013; 2014). Os resultados demonstram que o uso redes sociais mostrou-se positivo, as informações compartilhadas nos diversos ambientes virtuais proporcionaram um diálogo com as temáticas abordadas no Fórum Metrô, e que cada tipo de rede possui sua própria vocação, resultando em tipos específicos de interações.
Abstract: This research is a case study that investigates the interaction of 19 students through social networks on the internet: Facebook, Whatsapp and an email group. They are graduate students from various courses at the UFMG (the Federal University of Minas Gerais, Brazil), who are participants in the Metropolitan Forum Extension Program (Forum Metrô), within the wider Youth and Adult Education national program (EJA) and, in their process of formation, discuss topics related to the proposal and the activities of the Program with the members of adult and youth education in the Metropolitan Region of Belo Horizonte (RMBH), where there are high levels of violence. Our approach is qualitative, and, beginning from the case study, the netnography is used (KOZINETS, 1998; AMARAL, NATAL & VIANA, 2009; MOZO, 2005). Then we describe the data collection tools and we present the challenges and solutions found. Subsequently, the theoretical framework is presented: from the ideas of Giddens (1991; 2001), Gumbrecht (1998) and Bauman (2009; 2013; 2014), it is discussed the concept of post-modernity; from the thoughts of Lévy (1999; 2003), Sibilia (2008) and Bauman (2013; 2014), it is discussed the temporality in digital times and we discuss the centrality of information nowadays, strengthened by the flow made possible by the internet. The results show that the use of social networks proved positive, that the information shared in virtual environments provided a dialogue with the themes addressed in the Forum Metrô, and that each kind of network has its own vocation, resulting in specific types of interactions.
Asunto: Facebook (Recursos eletrônicos)
Educação
Inovações educacionais
Correio eletrônico
WhatsApp (Recursos eletrônicos)
Tecnologia educacional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANJQB4
Fecha del documento: 11-feb-2016
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
barbara_tostes_machado_versao_final_disserta__o.pdf1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.