Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANJQH5
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Práticas docentes mediadas pelas tecnologias digitais em aulas de LínguaPortuguesa do Ensino Médio na Rede Pública Estadual de Minas Gerais
Autor(es): Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira
primer Tutor: Suzana dos Santos Gomes
primer miembro del tribunal : Simão Pedro Pinto Marinho
Resumen: Este estudo tem como objetivo investigar o uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nas práticas docentes de Língua Portuguesa, no Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais (RPEEMG). A inserção dasTDIC nas práticas docentes tem sido um trabalho ainda em construção por meio dos saberes tecnológicos adquiridos pelos profissionais da educação, no sentido de constituir-se como suporte estruturante na qualidade do processo de ensino e aprendizagem, no que diz respeitoàs práticas de leitura e escrita mediadas pelo uso pedagógico das tecnologias em sala de aula. Trata-se ainda de uma pesquisa que estimula os estudos no campo da linguagem, mediados pelo uso de ferramentas tecnológicas da cultura digital para ampliar os saberes, de modo que os alunos possam lidar com os discursos que são produzidos e circulados nessa cultura. Pautando-se no paradigma de aprender a aprender e aprender a fazer, no contexto das tecnologias digitais em aulas de Língua Portuguesa, optou-se, em termos metodológicos, por uma abordagem sócio-histórica cultural como orientadora da pesquisa qualitativa, que prevê a utilização de um levantamento bibliográfico, documental e de campo. A fundamentaçãoteórica advém das contribuições de autores que discutem as perspectivas enunciativas da linguagem (BAKHTIN, 1999/2003; DOLZ; SCHNEUWLY, 2004), letramento (SOARES, 2006; KLEIMAN, 2002), letramento digital (COSCARELLI; RIBEIRO, 2007; RIBEIRO, 2009), multiletramentos (ROJO, 2009; ROJO; MOURA, 2012), leitura (GOMES, 2012; CAFIERO, 2010; 2014) e escrita (XAVIER, 2002; 2005; MARCUSCHI, 2001). Os resultados atestam que, no decorrer do processo de ensino e aprendizagem construído com a professora observada, há uma necessidade de se desenvolver e/ou refinar as competências e as habilidades dos professores no uso de TDIC na educação. Constatou-se, com base nos dados examinados, que a professora de Língua Portuguesa pesquisada revelou empenho em articular seu saber docente às estratégias metodológicas e práticas que a levam a construir um saber integrado e que a habilite a utilizar, de forma crítica, as TDIC para o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa. Tal resultado não nos permite formular uma generalização sobre o desempenho do professor de Língua Portuguesa frente à cultura digital. No entanto, sabe-se que ainda há grandes desafios a se enfrentar no que diz respeito à formação profissional do professor, relativamente ao uso de ferramentas tecnológicas na construção das práticas docentes.
Abstract: This study aims to investigate the pedagogical use of digital information and communication technologies (ICDT) in teaching practices of Portuguese Language in the High School of State Public Network of Minas Gerais Teaching (RPEEMG). The insertion of ICDT inteaching practices has been a work in construction through the technological knowledge acquired by the teachers, in order to establish itself as a structural support on the quality of teaching and learning, with regard to the practices of reading and writing mediated pedagogical use of technology in the classroom. It is still a research that encourages studies in the field of language, mediated by the use of technological tools of digital culture, to expand knowledge, so, that students can handle the speeches that are produced and circulated in this culture. Basing on the paradigm of learning to learn and learning to do, in the context ofdigital technologies in Portuguese classes, it was decided, in methodological terms, by a socio-historical approach cultural as supervisor of qualitative research, which involves the use of a bibliographical, documentary and of the field. The theoretical foundation comes from the contributions of authors who discuss the enunciate perspective of language (BAKHTIN, 1999/2003; DOLZ & SCHNEUWLY, 2004), literacy (SOARES, 2006 & KLEIMAN, 2002), digital literacy (COSCARELLI & RIBEIRO, 2007; RIBEIRO, 2009), multiliteracies (ROJO,2009; ROJO & MOURA, 2012), reading (GOMES, 2012; CAFIERO, 2010/2014) and writing (XAVIER, 2002/2005; MARCUSCHI, 2001). The results shows that, in the process of teaching and learning built with the teacher observed, there is a need to develop and/or refine skills and teachers skills in using ICDT in education. It was found, based on the scanned data, the teacher of Portuguese Language searched it effort to articulate their teaching knowledge with the methodological strategies and practices that lead to the construction of knowledge and integrated to enable it to use in a critical way, the ICDT for teaching and learning thePortuguese language. This result does not allow us to formulate a generalization about teacher performance of Portuguese Language across the digital culture. However, it is known that, still, there are major challenges to face with regard to the professional training of teachers inrelation to use technological tools in the construction of teaching practices.
Asunto: Educação
Letramento
Inovações educacionais
Tecnologia educacional
Linguagem e educação
Língua portuguesa (Ensino Médio) Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANJQH5
Fecha del documento: 11-feb-2016
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_de_mestrado__vers_o_final_.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.