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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Integração crítica das tecnologias da informação e comunicação à pedagogia escolar: proposta de políticas públicas para a Prefeitura de Belo Horizonte
Authors: Pedro Afonso Valadares
First Advisor: Rosilene Horta Tavares
Abstract: A presente pesquisa analisa a importância de propugnar a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, de forma crítica, discutindo o uso das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação escolar. A pesquisa é feita a partir da realidade educacional brasileira e da cidade de Belo Horizonte, considerando ainda experiências na educação em Portugal e na Finlândia. Parte-se da realidade econômica, social, política e educacional de cada localidade apresentada. Defende-se a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, de modo crítico, considerando o uso das novas tecnologias digitais sob as relações do sistema capitalista devido a sua relevância na reestruturação produtiva do capitalismo contemporâneo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Identificou-se que a RMEBH (Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte) ainda não inseriu na sua prática cotidiana a plena utilização das TIC. A partir dos dados levantados e das análises dos programas de implementação das TIC em Portugal e Finlândia, numa perspectiva emancipadora, sugere-se políticas públicas visando à adequação das escolas da RMEBH para a efetiva utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem. Considera-se, em especial, a formação continuada dos professores em TIC; modelos de salas de aula e outros espaços da escola com as devidas adequações e a reorganização curricular das escolas a fim de propiciar a inserção das TIC nas disciplinas e na didática docente.
Abstract: This present research analyzes the importance of advocating for the improvement of the teaching-learning process in a critical way. It discusses the use of new information and communication technologies (ICT), in the school education, taking in mind the reality of Brazilian education and the city of Belo Horizonte. It also considers experiences in Portuguese and Finish education. It departs from the economic, social, political and educational reality from each location presented. It defends the improvement of the teaching-learning process, in a critical way, considering the use of new digital technologies under the relations of the capitalist system, due to its relevance in the productive restructuring of the contemporary capitalism. The methodology used was bibliographical research and documentary analysis. It identifies that the RMEBH (Belo Horizonte Municipal Education Network) has not inserted in its regular practices the full use of the ICTs. Starting from the data collected and from the analysis of the implementation programs of ICTs in Portugal and Finland, it suggests, in an emancipatory perspective, public policies in order to adequate the schools of RMBH aiming the effective use of the teaching-learning process. It considers, specially, the continuous training of the teachers in ICT; classroom models and other school facilities with the appropriate adjustments; and the curricular reorganization from schools in order to provide the inception of the ICTs in the subjects and the teachers didactic.
Subject: Sistemas de escolas municipais Belo Horizonte (MG)
Inclusão digital
Capitalismo
Educação
Tecnologia da informação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANKNBK
Issue Date: 29-Feb-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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