Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANPP2Y
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Avaliação de impactos de programas de transferência condicionada de renda na redução da pobreza intergeracional: o programa Bolsa Família e a escolaridade
Autor(es): Julio Carepa de Souza
primer Tutor: Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira
primer miembro del tribunal : Eduardo Luiz Goncalves Rios Neto
Segundo miembro del tribunal: Andre Junqueira Caetano
Resumen: Esse trabalho tem por objetivo analisar as conseqüências estimadas, em anos de estudo adicionais, como resposta às condicionalidades de programas de transferência de renda, notadamente o Programa Bolsa Família (BF). Os dados utilizados provém da Avaliação de Impacto do Bolsa Família, realizada pelo Cedeplar em convênio com a SCIENCE, no ano de 2005. Para a mensuração da escolaridade, foi construída uma Tabela de Vida Escolar que compara, a partir das probabilidades observadas na transição de estado escolar (obtidas pela utilização de um modelo logit multinomial), o tempo esperado de permanência na escola, com aprovação, dos beneficiários do BF (grupo de tratamento) ante não-beneficiários (grupo de controle) que sejam elegíveis ao programa e não selam contemplados diretamente por nenhum programa de transferência de renda. Os resultados sugerem que crianças de famílias que recebem o auxílio do Bolsa Família tendem a apresentar menor número de anos esperados de freqüência à escola, nas primeiras séries,pois apresentam maior probabilidade de retenção, embora sua probabilidade de evasão seja menor que a dos não-participantes. Entretanto, com o passar dos anos, a diferença entre as probabilidades de retenção diminui, enquanto a de evasão aumenta (em favor dos beneficiários) gerando um efeito combinado de equalização do tempo esperado de freqüência escolar entre os grupos de tratamento e controle.
Asunto: Renda Distribuição Brasil
Políticas públicas Brasil
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANPP2Y
Fecha del documento: 3-sep-2009
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_julio_carepa_impress_o.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.