Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANYR37
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Estratégia na avaliação de desempenho: do discurso à prática. um estudo de caso em uma siderúrgica brasileira
Autor(es): Juliana Estacio Rios
Primeiro Orientador: Kely Cesar Martins de Paiva
Primeiro membro da banca : Victor Natanael Schwetter Silveira
Segundo membro da banca: Diogo Henrique Helal
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar como dois grupos de trabalhadores (promotores e receptores) de uma siderúrgica brasileira percebem a avaliação de desempenho (AD) nela praticada. Para alicerçar teoricamente esta pesquisa, resgatou-se o papel atribuído à área de Recursos Humanos (RH), descrevendo seu desenvolvimento histórico no Brasil e no mundo; conceituou-se a temática central da pesquisa a avaliação de desempenho considerando seus pontos fortes e críticos; e desenvolveram-se os aspectos relacionados à percepção, em função da natureza subjetiva dos processos que envolvem a temática central. Os dados provenientes das 15 entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo. A partir dos relatosencontrados, foi possível constatar que o processo de AD se mostra muito mais rico no entendimento dos promotores do que no entendimento dos receptores. Não se pôde, por meio das respostas, identificar que os empregados percebem a AD praticada na siderúrgica como um instrumento estratégico para a empresa. Além disso, pode-se reconhecer que as falhas do processo passam por todos os níveis da empresa. Os problemas se iniciam na alta gestão, com a indefinição dos objetivos estratégicos, passando pelo RH, que não comunicasatisfatoriamente as finalidades do programa de AD, e pela gerência, que se furta da obrigação de oferecer o feedback. Como consequência os empregados executam essa atividade apenas para receber sua remuneração variável (empregados bonificados) ou a realizam unicamente para cumprir uma incumbência exigida (não bonificados).
Abstract: This study is aimed to analyze how two groups of workers (promoters and receivers) from a Brazilian steel realize the Performance Evaluation (AD) practiced in the company. To theoretically support this research, the role assigned to HR was rescued, describing it historical development in Brazil and in the world, followed by conceptualizing the centraltheme in the research - Performance Evaluation - considering their strengths and critical points, after presenting aspects related to perception, due to the subjective nature of the processes involving the central theme. Data from interviews were submitted to contentanalysis. From the 15 reports found, the AD process shows a much richer understanding of the promoters then that perceived by the receivers, not being feasible, through the responses, identify which employees perceive the AD practiced in Siderúrgica X, as a strategic tool for the company. Moreover, it can be recognized that the shortcomings of the process go through all the levels Siderúrgica X. The problems begin in senior management with the vagueness of the strategic objectives, through the HR, not adequately communicating the purposes of theAD program and through managmentr who shirk the obligation of feedback, resulting in actions of employees who perform this activity only to receive their variable remuneration (subsidized) or perform solely to fulfill as another required task (not subsidized).
Assunto: Administração de pessoal Brasil
Pessoal Avaliação
Siderurgia Brasil
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANYR37
Data do documento: 23-Dez-2016
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