Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AQGH94
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Entre a luta, a voz e a palavra: partilhas de sentido em torno de um sarau de periferia
Autor(es): Otacilio de Oliveira Junior
primer Tutor: Marco Aurelio Maximo Prado
primer miembro del tribunal : Angela Cristina Salgueiro Marques
Segundo miembro del tribunal: Regina Helena Alves da Silva
Tercer miembro del tribunal: Regina Dalcastagnè
Cuarto miembro del tribunal: Kátia Maheirie
Resumen: A pesquisa investigou a rede de significação construída em torno dos saraus de periferias tendo como campo, as experiências de pesquisa reunidas junto ao Coletivoz Sarau de Periferia sediado na cidade de Belo Horizonte. Para tal, foi desenvolvido método singular inspirado nasproposições do filósofo Jacques Rancière. Tal método articulou estratégias metodológicas tradicionais no campo da psicologia social e da sociologia da arte com o debate epistemológico proposto por aquele autor. Através desse método, a pesquisa constitui cinco cenas investigativas. A primeira refere-se á paráfrase metodológica inspirada nas investigações de Jacques Rancière. A segunda Cena se constituiu num conjunto de interpretações acadêmicas sobre os saraus de periferia e sobre experiências que com eles dialogam como a Literatura Marginal Periférica. Em seguida, a reconstituição das trajetórias individuais dos participantes e da história do Coletivoz Sarau de Periferia, se coloca como contraponto a essas interpretações. Na sequência, são apresentadas as convenções que participantes do sarau estabelecem para elaboração de seus textos, apresentações nos saraus, formas de recepção, a atividade artística, o trabalho formal e aperiferia. Por último, um conjunto de poemas interpretados no sarau é analisado, se atentando para o universo sensível para o qual eles se voltam. Essas cenas são perfiladas de modo depreender a partilha de sentido articuladas entre essas diferentes cenas. Portanto, destaca aomesmo tempo, as hierarquias e espaços tornado visíveis pelo trabalho comparativo: aquilo que se intersecciona entre o conjunto das diferentes cenas e aquilo que se exclui entre elas. Como resultado, a pesquisa demonstra formas de desigualdade reproduzidas por diferentes interpretações em diálogo com as experiências dos saraus. Através das análises desdobradas ao longo da tese, se infere como formas de interpretação das experiências dos pobres urbanos reiteram tropos usuais associados à pobreza e á outras experiências de grupos minoritários posicionando-os em lugares específicos das hierarquias sociais como manual versus abstrato, corpo versus espírito, coletivo versus individual, espontâneo versus refletido, testemunho versusficção, pragmatismo versus apreciação. Portanto, a tese investigou como formas de interpretação entre diferentes atores sociais e atividades artísticas mobilizadas em torno dos saraus de periferiaconcorrem para a ressignificação ou reiteração das experiências associadas à pobreza. Dessa forma, a interpretação sobre experiências intelectuais associadas aos pobres urbanos descortina vínculos entre o debate estético, epistemológico e político associados à pobreza.
Abstract: The phenomenon of peripheric soirées (a spoken word movement in Brazil) begins 15 years ago in the poor suburbs of São Paulo. It has spread since then, throughout the country. The research investigated the network of meanings formed around the peripheric soirees in the city ofBelo Horizonte. To this end, the research developed own method inspired in the propositions of the philosopher Jacques Rancière. This method articulated traditional methodological strategies in the field of social psychology and sociology of art with the epistemological debate proposed by that author. Through this method, the research produced five investigative scenes. The first one is composed of a methodological paraphrase inspired by Jacques Rancière investigations. The second one consisted of a set of academic interpretations of peripheric soirees and on experiences that dialogue directly with them, as Marginal Peripheric Literature (Literatura Marginal Periférica).Then history developed around the Coletivoz Peripheric Soiree stands as acounterpoint to those interpretations. Following the conventions participants set for the preparation of their texts, presentations, reception forms, artistic activity, the formal aspects and the suburbs are investigated. Finally, a set of texts is analyzed paying attention to the sensitive space to which they turn. Those scenes are profiled to infer articulated meanings between those different scenes. Therefore, the research highlights the hierarchies and spaces made visible bycomparative work: that which intersects between all the different scenes and which it excludes. As a result, research shows forms of inequality played by different interpretations that dialogue with those experiences. Through the analysis unfolded along the thesis, it was possible to verifythe interpretation of the experiences of the urban poor reiterating usual tropes associated with poverty and other experiences of minority groups by placing them in specific places of social hierarchies as manual versus abstract, body versus spirit, collective versus individual, spontaneous versus reflected, testimonial versus fiction, pragmatic versus enjoyable. Therefore, the thesis investigated as forms of interpretation among different social actors and artistic activities mobilized around the peripheric soirees, contribute to reframing (or not) those experiences associated with poverty. Thus, interpretations of intellectual experiences of the urban poor reveals links between the aesthetic, epistemological and political debate associated with poverty.
Asunto: Pobreza
Psicologia
Estética
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AQGH94
Fecha del documento: 31-ago-2016
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