Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AQHFQH
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Um eclesiástico-mestre nos sertões: reconstituição da trajetória de um eclesiástico-mestre de índios dos sertões do leste de Minas Gerais (1750-1801)
Authors: Bruno Duarte Guimaraes Silva
First Advisor: Junia Ferreira Furtado
First Referee: Adriano Toledo Paiva
Second Referee: Thais Nivia de Lima e Fonseca
Abstract: Esta dissertação é o resultado final da pesquisa histórica de reconstituição da trajetória de João Pedro de Almeida, um eclesiástico-mestre que atuou em aldeamentos indígenas nos sertões da região leste da capitania de Minas Gerais nas duas últimas décadas do século XVIII. O objetivo foi construir um conhecimento acerca das relações entre a trajetória particular desse indivíduo e os processos macrossociais de estabelecimento do ensino régio e de expansão da fronteira colonial em direção aos sertões da capitania. Os indícios fornecidos pela pesquisa documental permitiram identificar que João Pedro era um indivíduo mestiço, filho de uma ex-escrava e de pai incógnito, condições de nascimento que as normas de recrutamento ao clero, baseadas nos padrões nobiliárquicos e estamentais da sociedade luso-brasileira do período colonial, consideravam como irregularidades impeditivas ao ordenamento religioso. No entanto, os processos de expansão da fronteira colonial e de estabelecimento do ensino régio em Minas abriam brechas nos sistemas normativos da época para quem pudesse realizar serviços considerados estratégicos para a Coroa portuguesa. Além da guerra contra os índios considerados inimigos, a expansão da fronteira se dava através da assimilação dos índios tidos como aliados. A alfabetização e a disposição de João Pedro em atuar como eclesiástico-mestre dos índios dos sertões foram fundamentais para que as tais irregularidades impeditivas que carregava desde o nascimento fossem dispensadas no momento de sua ordenação religiosa. O texto da dissertação apresenta os métodos e os pressupostos teóricos que orientaram a pesquisa documental e o tratamento dos indícios documentais, permitindo construir um conhecimento pormenorizado dos processos de expansão da fronteira colonial e do estabelecimento do ensino régio em Minas a partir da trajetória desse eclesiástico-mestre de índios.
Abstract: This present dissertation is a result of historical research to reconstruct the trajectory of João Pedro de Almeida. A ecclesiastic-teacher who served in indigenous villages in the sertões of the east region from the captaincy of Minas Gerais in the last two decades of the eighteenth century. This work aims to assemble knowledge from the documented particular trajectory of this individual and how it is related to social processes of consolidation of the regal education system. The implications of his work on colonial frontier expansion toward to sertão of the captaincy is explored as well. The documental research indicates that João Pedro was a mestiço, son of a former slaved woman and non-identified man. This configuration usually did not allow a person to hold the position he held according to rules of clerical recruiting based on Portuguese colonial social standards. However, the research shows that the colonial frontier expansion process and the regal education consolidation in Minas Gerais occasioned normative gaps for the strategic services according to colonial goals. Toward to colonial frontier expansion, aside from the warfare against indigenous peoples, the cultural assimilation was applied as a method as well. The João Pedros literacy and availability to work teaching indigenous were fundamental to overcome his birth status that was expected to be a severe drawback to his ordination as a ecclesiastic. This dissertation presents the methods and theatrical bases that guides the documental research and its findings treatment. Thus, this particular life trajectory study contributes by enlarging knowledge about colonial frontier expansion processes in Minas Gerais and regal education system for indigenous.
Subject: História
Minas Gerais História
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AQHFQH
Issue Date: 15-Feb-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva__bruno_d_g_um_eclesi_stico_mestre_nos_sert_es.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.