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dc.contributor.advisor1Yurij Castelfranchipt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rudolf Stichwehpt_BR
dc.contributor.referee1Renan Springer de Freitaspt_BR
dc.contributor.referee2Mario Alberto Cozzuolpt_BR
dc.contributor.referee3Cassio Correa Benjaminpt_BR
dc.contributor.referee4Roberto Dutra Torres Juniorpt_BR
dc.creatorAlisson Magalhaes Soarespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T05:35:24Z-
dc.date.available2019-08-10T05:35:24Z-
dc.date.issued2017-06-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AQKFMT-
dc.description.resumoO objetivo da presente tese é, em primeiro lugar, sugerir que a teoria da evolução darwiniana ou de inspiração darwiniana, assim como tratada na Biologia, pode fornecer um bom esqueleto e um mapa teórico geral para as Ciências Sociais, onde diferentes teorias das Ciências Humanas podem ser localizadas. Para tal, tenta-se identificar algumas problemáticas semelhantes entre as duas disciplinas, a fim de destacar a pertinência da teoria evolutiva para as Ciências Sociais. Ao contrário do que pensam muitos cientistas sociais, a teoria evolutiva darwinianarepresenta, talvez, a melhor teoria da mudança e da ordem, sem implicar em problemas como a unilinearidade (somente um caminho é possível), a teleologia (a tendência é inevitável) e o progresso como destino certo. O segundo objetivo é tentar examinar de que maneira a teoria dos sistemas sociais autopoiéticos de Niklas Luhmann talvez a teoria mais elaborada e extensa tentativa de articulação entre Ciências Sociais e teoria evolutiva pode auxiliar neste intento. Pretende-se examinar de que maneira a teoria luhmmaniana escapa ou não a problemas como a unilinearidade, a teleologia, o reducionismo, etc., bem como a outros problemas próprios das Ciências Sociais. Nesta discussão, faz-se mister discutir a problemática relacionada à teoria do conhecimento, principalmente ao se discutir alguns dos problemas específicos das Ciências Sociais. Assim, será apresentada a teoria do conhecimento construtivista que embasa o empreendimento teórico da teoria dos sistemas de Luhmann, discutindo-se algumas de suas potencialidades, destacando-se os problemas referentes à reflexividade do conhecimento. Tal aspecto reflexivo implica certos imperativos para teorias feitas por seres humanos sobre seres humanos, cujas implicações são frequentemente negligenciadas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria da evoluçãopt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectNiklas Luhmannpt_BR
dc.subjectTeoria dos sistemaspt_BR
dc.subjectEvolução socioculturalpt_BR
dc.subjectSociocibernéticapt_BR
dc.subject.otherSociologiapt_BR
dc.subject.otherHumanidades Filosofiapt_BR
dc.subject.otherSistemas sociaispt_BR
dc.subject.otherLuhmann, Niklas, 1927-1998pt_BR
dc.titleTeoria da evolução e autorreferencialidade na teoria dossistemas de Niklas Luhmannpt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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