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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AQNFL3
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Necessidades e processos de tutorização organizacional: estudo com docentes da Universidade Federal de Minas Gerais |
Autor(es): | Mara Cristina Gomes Rosa |
primer Tutor: | Livia de Oliveira Borges |
primer miembro del tribunal : | Virginia Donizete de Carvalho |
Segundo miembro del tribunal: | Anderson de Souza Sant'anna |
Tercer miembro del tribunal: | Adriano Roberto Afonso do Nascimento |
Resumen: | O estudo abordou o programa de tutorização de docentes em estágio probatório da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o objetivo de analisar o desenvolvimento da tutorização organizacional, em suas limitações, realizações e perspectivas. Tal tutorização se desenvolve durante o estágio probatório dos servidores públicos federal (docentes ou técnico-administrativos), correspondendo aos três primeiros anos de trabalho (Emenda Constitucional 19/1998). O quadro teórico é composto pela apresentação sucinta da revisão sobre tutorização organizacional, intitucionalismo e avaliação de programas. Guiei-me por três objetivos específicos: 1) identificar as funções de tutorização que efetivamente se realizam durante o estágio probatório dos docentes, segundo seu tempo de serviço (três primeiros anos); 2) identificar o envolvimento entre tutores e tutorandos no processo de tutorização organizacional; e 3) avaliar a institucionalização do programa de tutorização organizacional dos docentes da UFMG. Em referência ao método, realizei entrevista com díades (tutores e tutorandos) e pessoas-chave, bem como pesquisa documental. Portanto, apliquei triangulação metodológica, estratégia recomendada para a avaliação de um programa. Organizei os documentos levantados e a transcrição das entrevistas em banco de dados do programa QDA Miner para a realização da análise de conteúdo, aplicando categorização. Os resultados indicaram que: o coaching e o aconselhamento são as funções de tutorização mais desenvolvidas no processo de tutorização; o envolvimento entre e tutores e tutorandos é o de uma relação profissional; o processo de estágio probatório e a tutorização são entendidas predominantemente como ações burocráticas; a institucionalização do programa de tutorização da UFMG apresenta-se frágil; e a tutorização se delineia mais como uma ação do que como um programa. Esse trabalho contribuiu para levantar aspectos importantes sobre a tutorização dos docentes na UFMG e pode ser ponto de partida para o aperfeiçoamento desta. Além disso, seus resultados têm potencialidade para oferecer subsídios a reflexões e discussões em diversas esferas, como em outras universidades, nas associações de docentes, no governo e para os professores ou outros servidores que estão ou poderão na função de tutores. |
Abstract: | This study addressed the tutorial program of teachers in probationary stage of the Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), with the aim of analyzing the development of organizational tutoring, in its limitations, achievements and perspectives. This tutoring runs during the probationary stage of the federal civil servants (teachers or technical-administrative), corresponding to the first three years of work (Constitutional Amendment 19/1998). The theoretical framework is composed by the brief presentation of the review on through three specific objectives: 1) To identify the tutoring functions that effectively take place during the probationary stage of the teachers according to their time of service (first three years); 2) To identify the involvement between tutors and tutored in the process of organizational tutoring; 3) To evaluate the institutionalization of the organizational tutoring program of UFMG teachers. In reference to the method, I conducted interviews with dyads (tutors and tutored) and key people, as well as documentary research. Therefore, I applied methodological triangulation, a strategy recommended for the evaluation of a program. I organized the collected documents and the transcription of the interviews in databases of the QDA Miner program for the accomplishment of the content analysis, applying categorization. The results indicated that: coaching and counseling are the most used tutorial features in the tutoring process; the involvement between tutors and tutoreds is that of a professional relationship; the probationary stage process and the tutoring are understood predominantly as bureaucratic actions; the institutionalization of the UFMG tutoring program is fragile; and the tutoring delineates more as an action that as a program. This work contributed to raise important aspects about the tutoring of the teachers in the UFMG and can be a starting point for its improvement. In addition, its outcomes have the potential to provide support ofr reflection and discussions in several spheres such as in other universities, in teachers' associations, in government, and for teachers or other civil servants who are or may be in the role of tutors.. |
Asunto: | Universidade Federal de Minas Gerais Organização Servidor público Psicologia |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AQNFL3 |
Fecha del documento: | 22-feb-2017 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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