Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AQNH32
Type: Tese de Doutorado
Title: O autocuidado na tela do Bem Estar: o risco em saúde e o diálogo do programa com a sua audiência
Authors: Marialice Nogueira Emboava
First Advisor: Simone Maria Rocha
First Referee: Fernanda Mauricio da Silva
Second Referee: Igor Pinto Sacramento
Third Referee: Iluska Maria da Silva Coutinho
metadata.dc.contributor.referee4: Maria Ângela Mattos
metadata.dc.contributor.referee5: Lorena Peret Teixeira Tarcia
Abstract: Esta tese investiga o discurso da vida saudável, marca do nosso tempo, a partir do programa Bem Estar (TV Globo). O objetivo é identificar como o discurso instituído do risco à saúde é transcodificado no diálogo entre o programa e a sua audiência. Para entender como a saúde se tornou um valor maior no mundo ocidental, discute-se amedicalização da vida e as descobertas dos fatores de risco que, nacontemporaneidade, determinam se um indivíduo está doente ou quase doente. Estuda-se a televisão enquanto uma analítica de governo, isto é, como um recurso que oferece orientação ao telespectador para que ele gerencie o seu cotidiano e o da família. Para tal, este estudo se vale dos conceitos de governamentalidade e de tecnologia cultural baseados em pesquisadores foucaultianos que consideram os médicos e os profissionais paramédicos como os peritos somáticos eles são atores centrais nas democracias liberais avançadas para a arte de governar a si mesmo e aos outros. A estratégia metodológica é baseada nos modos de endereçamento que nasceram da análise fílmica e têm sido usados desde a década de 1980 para a interpretação da maneira como os programas televisivos constroem sua relação com os telespectadores. Identificam-se três modos de inserção do discurso. Um deles é o endereçamento do perigo à saúde sempre à espreita em que o discurso do medo e o da esperança têm a função de persuadir o telespectador a adotar um estilo de vida saudável a fim de moldar um futuro incerto. O outro é o do autocuidado em que o discurso da liberdade e o da escolha individual legitimam o telespectador como o único responsável pela própria saúde. Por último, o endereçamento instrucional em que tutoriais e instruções passo a passo podem despertar no telespectador o prazer em aprender a gerenciar a sua saúde no dia a dia. Concluímos, então, que a televisão se reinventa. Primeiro, ao abordar uma temática apreciada pelos telespectadores cuja aplicabilidade no dia a dia termina por valorizar o próprio programa. Segundo, ao estimular o telespectador a consumir informação como resposta racional à condução da própria vida que deve ser gerida como se fosse uma espécie de empresa. Por fim, a televisão contribui com o governo a distância por meio do discurso de motivação, autovigilância e aperfeiçoamento de si.
Abstract: This thesis investigates the healthy life discourse, a hallmark of our time, from within the daily morning television show Bem Estar. The purpose of this research is to identify how the established discourse of health risk is transcoded in the dialogue between the television program and its audience. To understand how health has become a higher value in the western world, we discuss the medicalization of life and the discovery of risk factors that, in contemporary times, have become the parameters that determine whether we are sick or almost sick. The television is considered an analytic of government, that is, a resource that provides guidance to the viewer so that he can manage his daily life and that of the family. For such, this research is based on the concepts of governmentality and cultural technology developed by Foucault´s followers who consider doctors and paramedical professionals to be the somatic experts central actors within advanced liberal democracies in the art of governing others and ourselves. The methodological design is based on the Addressing Modes, which emerged from the film analysis and has been in use since the 1980s to interpret the way television programs build their relationship with viewers. We present three discourse insertion modes. One is the ever-haunting hazard addressing mode. In it the discourse of fear and that of hope attempt to persuade the viewer to adopt a healthy lifestyle in order to shape an uncertain future. Another mode is the self-care, in which the freedom and choice discourse legitimates the individual responsibility for the health conditions of the viewer. The last one is the instructional addressing, in which tutorials and step-by-step guidance can awaken in the viewers pleasure in learning to manage their health on a daily basis. We conclude that television reinvents itself. Firstly, because it addresses a thematic appreciated by viewers and its day-to-day applicability values the program itself. Then, because it stimulates the viewer to consume information as a rational response to the conduct of one's own life, that must be managed as if it were a kind of company. Finally, television reinvents itself because it stimulates self-vigilance techniques in each of us, contributing to government, at a distance, through the motivation, vigilance and self-improvement discourse.
Subject: Bem Estar (Programa de televisão)
Televisão
Comunicação
Saúde
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AQNH32
Issue Date: 31-Mar-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
emboava_marialice_tese_ppgcom2017.pdf3.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.