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Type: Tese de Doutorado
Title: Para uma fundamentação do pensamento de Rousseau: natureza, razão, sensibilidade
Authors: Henrique Segall Nascimento Campos
First Advisor: Helton Machado Adverse
First Referee: Newton Bignotto de Souza
Second Referee: Cássio Corrêa Benjamin
Third Referee: Carlo Gabriel Kszan Pancera
metadata.dc.contributor.referee4: Luiz Felipe Netto de Andrade Silva Sahd
Abstract: O problema com o qual iniciamos os presentes estudos, que resultaram neste trabalho, deu-se a partir da constatação da polêmica travada entre Rousseau e Helvetius. Percebemos uma falta de clareza quanto ao sentido que ganhou essa contenda. Teria ela contribuído para o desenvolvimento e a complexificação das filosofias dos atores envolvidos? Por outro lado, entendíamos que o problema pode ser definido porque um conjunto de escritos, direta ou indiretamente, foram produzidos, de algum modo, para responder a objeções perpetradas de parte a parte. Rousseau, por exemplo, teria escrito alguns textos com o intuito claro de rebater as polêmicas com Helvetius. Os dois enfrentariam um debate sobre homem, sensibilidade, natureza, subjetividade e, principalmente, sobre política e sociedade. É sabido que Rousseau teria aberto debate os mais diversos, sobre os mais diversos problemas em questão no seu tempo. Víamos o genebrino, por conseguinte, questionar teses que reduziam as faculdades humanas à sensibilidade física, a recusar o materialismo, preocupar-se com o funcionamento das faculdades humanas subjetivas, rejeitar o otimismo de uma educação produtora do homem e as consequências desta para o campo da moral e da política. De acordo com tal proposta investigativa, acreditamos que sua antropologia, por exemplo, passaria a ganhar contornos ainda mais importantes e precisos, bem como as consequências para o campo da moral, da política e da religião, se fossem organizadas em torno da busca por fundamentos teóricos, referentes, especificamente, aos pressupostos epistemológicos envolvidos no processo de desenvolvimento do indivíduo e, em geral, referentes ao desenvolvimento de sua subjetividade. Nesse sentido, as meditações metafísicas do Vigário Saboiano com a formulação do cogito, ao nosso ver, fazem convergir o pensamento de Rousseau de modo geral, das quais o saber sensível, a consciência, em respeito à natureza, funcionariam como elementos decisivos para compreensão de seu esforço de fundamentação dos resultados de suas principais pesquisas.
Abstract: The recognition of the theoretical dispute between Rousseau and Helvetius was the problem that has raised the main question of this research and has resulted in the therefore study. A lack of clarity can be noticed when it comes of identifying the real meaning of this debate. Would it have contributed to the development and the complexity of the philosophy of those involved in such duel? On the other hand, it is a knowledgeable fact that the problem could be formulated because a collection of writings, direct or indirectly, was produced, somehow, to respond to the objections made from one part to the other. That seems to be the case of Rousseau who wrote some of his texts with the clear purpose of answering Helvetius critics and by doing so added more fuel to the controversy. Both would face a debate over the main topics of mankind, sensibility, nature, subjectivity and, mainly, politics and society. It is well known that Rousseau would have started several debates over the most varied problems of his era. The Genevan, thus, could be seen questioning theses like: the restriction of the human faculties to its physical sensibility, the refuse of the materialism, the concern with the functioning of the subjective human faculties, the rejection of the optimism of a productive education and its consequences to the moral and political field. According to this research work, it is acknowledged the fact that both his anthropology theory would be more accurate and its consequences to the moral and political field would be more structured if they were organized in terms of its theoretical background. Those findings would be more precise if based on the epistemological assumptions of the subjective development of the individual being. Therefore, the metaphysical meditations of the Vicar of Savoie when formulating its cogito, from our point of view, seems to converge the general thinking of Rousseau: the sensitive knowledge and the consciousness, related to nature, would be key elements of understanding his efforts on establishing the grounds for the main researches results.
Subject: Teoria do conhecimento
Razão
Rousseau, Jean Jacques, 1712-1778
Filosofia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AQPG9L
Issue Date: 25-Aug-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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