Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AQPJSG
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Estética da experiência, corpo e democracia: uma abordagem do contato improvisação a partir das considerações filosóficas de John Dewey
Authors: Ana Rita Nicoliello Lara Leite
First Advisor: Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
First Referee: Andre Joffily Abath
Second Referee: Debora Pazetto Ferreira
Abstract: Nesta dissertação, investigamos o conceito de Experiência Estética, proposto pelo filósofo John Dewey, como um critério ainda válido para a teoria da arte e ainda pertinente para considerações acerca da arte contemporânea. Fazemos, primeiramente, um percurso pelas ideias gerais do pragmatismo clássico, corrente filosófica que tinha Dewey como um de seus principais representantes, e apresentamos um panorama da filosofia deweyana, englobando seus estudos de psicologia social, epistemologia, ética e teoria social, para uma clarificação dos conceitos apresentados em sua obra de estética o livro Arte como Experiência. Mergulhamos, então, na análise do conceito de experiência, discriminando suas fases processuais, com o intuito de compreendermos porque o filósofo considera a experiência estética a culminação natural da experiência humana. Concentramo-nos nas suas considerações sobre a arte que, a nosso ver, ainda são convenientes para auxiliarnos na relação com obras contemporâneas, tais como as reflexões acerca da criação artística, do material e do objeto estético, sempre considerando a teoria no contexto de práticas artísticas reais; bem como as ideias sobre as relações entre arte e discurso, entre arte e valor e entre arte e sociedade. Por fim, refletimos sobre em que sentido a profecia hegeliana do fim da arte pode ser pensada em nosso contexto histórico e social. A fim de quebrar o paradigma generalizador da filosofia, procuramos, também, investigar em que medida as considerações teóricas de Dewey são compatíveis com o tratamento dado ao corpo, à percepção e à experiência estética por uma prática artística específica: a dança de Contato Improvisação. Não se trata de uma aplicação da teoria à prática, mas do desenvolvimento de uma aproximação das ideias teóricas de Dewey a um tipo de pensamento somático que vem sendo elaborado por artistas da dança, desde a década de 60, e que inclui questões de política do corpo e política da arte na própria estrutura formal da dança.
Abstract: In this thesis, we investigate the concept of Aesthetic Experience, proposed by the philosopher John Dewey, as a still valid criterion for the theory of art and for considerations in the field of contemporary art. We, first, present a survey about the general ideas of classic pragmatism Dewey was one of the main representatives of this philosophical position and a panorama of Dewey's philosophy, including his studies of social psychology, epistemology, ethics and social theory, in order to clarify some concepts developed in his book of aesthetics, Art as Experience. Then, we immerse in the analysis of the concept of experience, discriminating its procedural phases and expecting to understand why the philosopher considers aesthetic experience the natural culmination of human experience. We concentrate on his accounts which, in our point of view, are still relevant to assist us in the relation with contemporary works of art, such as his reflections on artistic creation, art material and aesthetic object, always considering the theory in the context of real artistic practices; as well as his ideas about the relations between art and discourse, art and value, and art and society. Finally, we reflect upon how the Hegelian prophecy of the end of art can be thought of in our historical and social context. Aiming to break the generalizing paradigm of philosophy, we also seek to investigate in what extent Dewey's theoretical considerations are compatible to the treatment of the body, perception and aesthetic experience by a specific artistic practice: the Contact Improvisation dance. It is not about applying the theory in practice, but rather approximate Dewey's theoretical ideas to a kind of somatic thinking that has been elaborated by dance artists since the 1960s, and whichincludes questions about body politics and politics of art in the very formal structure of dance.
Subject: Pragmatismo
Dança
Filosofia
Dewey, John, 1859-1952
Estética
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AQPJSG
Issue Date: 20-Jun-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vers_o_definitiva_da_disserta__o_de_ana_rita_nicoliello_lara_leite.pdf2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.