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dc.creatorRaíssa Cristiane Alves Teixeirapt_BR
dc.creatorMiriam Cristina Santos Amaralpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T17:39:18Z-
dc.date.available2019-08-12T17:39:18Z-
dc.date.issued2016-08-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AQVRAS-
dc.description.abstractRail vehicle maintenance workshop wastewater has specific pollutants generally unnoticed in pollution control of logistics activity due to low profit and the pressure to deliver an increasing amount of products to the final consumer. For the understanding of this railway effluent, much compared with road transport, and for determining an effective treatment system, it is required to detail physico-chemical and microbiological composition. For this, it was mapped a workshop of railway vehicles and analysed safety data sheets and technical information of chemicals. The physico-chemical characterization was done by collecting three samples and analysing the most important parameters in wastewater legislation using Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. Then it was described the similarities with the maintenance and car wash wastewater written in the literature and it was determined the specifics pollutants of railway maintenance activity. Both use many organic substances in hydraulic oils, greases, lubricants, fuels, degreasers and solvents. However the workshop under study uses specific inorganic degreasing sodium salts and particularly corrosion inhibitors as cooling water additives of combustion engines containing nitrites, silicates, borates, compounds that are not removed by the most common treatment system in this industry, oil water separator.pt_BR
dc.description.resumoOs efluentes líquidos de uma oficina de manutenção de veículos ferroviários possuem poluentes específicos geralmente despercebidos no controle da poluição da atividade logística devido à baixa margem de lucro e a pressão para a entrega de uma quantidade crescente de produtos ao consumidor final. Para o entendimento desse efluente do modal ferroviário, muito comparado ao modal rodoviário, e para a determinação de um sistema de tratamento eficaz, é necessária a caracterização da composição físico-química e microbiológica. Para isso, foi realizado um mapeamento em uma oficina de veículos ferroviários através da análise das fichas de informação de segurança e informações técnicas dos produtos químicos utilizados. Já a caracterização físico-química foi feita através da coleta de três amostras e da análise dos parâmetros mais relevantes na legislação de descarte de efluentes líquidos conforme métodos do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. Foram identificadas as similaridades com o efluente de manutenção e lavagem de automóveis descritos na literatura e foram determinadas as especificidades da atividade da manutenção ferroviária. Ambas utilizam muitas substâncias orgânicas que compõem óleos hidráulicos, graxas, lubrificantes, combustíveis, desengraxantes e solventes. Porém, na oficina em estudo, há o uso específico de desengraxantes inorgânicos de sais de sódio e particularmente uso de inibidores de corrosão, como aditivos de água de arrefecimento de motores a combustão, que contém nitritos, silicatos e boratos, compostos que não são removidos pelos sistemas de tratamento mais utilizados no ramo, os separadores de água e óleo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEfluentes Líquidos Manutenção de Veículos Ferroviáriospt_BR
dc.subject.otherRecursos hídricos Administraçãopt_BR
dc.subject.otherFerrovias Locomotivaspt_BR
dc.subject.otherEfluentes Industriaispt_BR
dc.titleCaracterização físico-química de efluente deUma oficina de veículos ferroviáriospt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gerenciamento de Recursos Hídricos

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