Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5NKH
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Oficinas de gestão de pessoas como estratégia para a melhoria das relações interpessoais no ambiente de trabalho da ETSUS Assis
Autor(es): Maria do Carmo Ribas dos Santos
primer Tutor: Gilberto Simeone Henriques
primer miembro del tribunal : Amanda Marcia dos Santos Reinaldo
Resumen: O Sistema Nacional de Saúde do Brasil, reformulado após a 8ª Conferência Nacional de Saúde, ocorrida em 1986, institucionalizou o Sistema Único de Saúde, o SUS. Com vistas à formulação de um conceito mais amplo de saúde, passa a reconhecer, em sua nova concepção, fatores que a determinam e a condicionam, tais como: alimentação, moradia, transporte, meio ambiente, saneamento básico, trabalho, renda, educação, acesso aos bens e serviços essenciais, concepções estas expressas na Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, e nos dispositivos infraconstitucionais. (BRASIL, 1988). Neste contexto, ocorre a mudança do modelo assistencial para um modelo voltado para a manutenção da saúde e qualidade de vida, com vistas à promoção da saúde, à prevenção e à recuperação de doenças e a reabilitação da capacidade funcional, com efetividade, qualidade e resolutividade nas ações propostas e racionalização de custos. Surgem novos tipos de atendimento, como o atendimento à família, vigilância à saúde, o atendimento ambulatorial e domiciliar, o hospital-dia, o acolhimento, a internação hospitalar, bem como a extensão da atenção à saúde no âmbito da escola, das indústrias e principalmente da comunidade. Nesse sentido surge a participação popular ativa, fazendo com que os serviços de saúde se organizem de forma a atenderem as necessidades baseadas nas reivindicações da população (BRASIL, 2009).
Asunto: Educação Técnica em Enfermagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5NKH
Fecha del documento: 5-feb-2014
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc___maria_do_carmo_ribas_dos_santos.pdf554.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.