Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5NXM
Type: Monografias de Especialização
Title: Instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los
Authors: Lívia de Almeida Soares
First Advisor: Sonia Maria Nunes Viana
First Referee: Salete Maria de Fatima Silqueira
Abstract: Este Projeto de Intervenção tem como tema os instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los e tem como objetivo geral elaborar instrumentos que proporcionem a avaliação do trabalho da ETSUS-PI, os objetivos específicos identificar dimensões a serem avaliadas em relação às práticas da ETSUS-PI sob a visão: dos docentes da ETSUS-PI; dos discentes da ETSUS-PI; do corpo técnico administrativo da ETSUS-PI; da gestão dos serviços de saúde; e da comunidade diretamente relacionada às práticas profissionais dos egressos da ETSUS-PI. As questões norteadoras nas quais esta pesquisa baseou-se dizem respeito a: Como avaliar as ações desenvolvidas pela ETSUS-PI? Que instrumentos aplicar aos atores sociais envolvidos no processo de trabalho? Como manter uma padronização nos registros do processo avaliativo da ETSUS-PI? Esse estudo se justifica pela inexistência de instrumentos próprios que possibilitem a avaliação das atividades desenvolvidas na ETSUS-PI, assim como, pela carência de registros (padronização) das atividades avaliativas escolares e, a necessidade de avaliar as ações desenvolvidas pela ETSUS-PI, conforme a perspectiva dos atores sociais implicados no processo de trabalho, com o intuito de qualificar e potencializar o mesmo. Este trabalho será realizado mediante pesquisa bibliográfica, buscando-se informações sobre a avaliação e a participação efetiva da comunidade institucional. A conclusão mais incisiva é que o olhar avaliativo possibilita ampliar a consciência acerca das possibilidades e limites de atuação da escola, alem de permitir uma visualização da abrangência do trabalho e das competências que precisam ser desenvolvidas para responder as demandas sociais e educativas.
Abstract: This Intervention Project has as its theme the assessment tools ETSUS-PI: the challenge of building them and aims to develop instruments that provide overall evaluation of the work of ETSUS-PI, the specific objectives identified dimensions to be assessed in relation practices of ETSUS-PI under the vision of the faculty ETSUSPI; students in the ETSUS-PI; staff's administrative ETSUS-PI; management of health services, and community directly related to professional practices of graduates the ETSUS-PI. The guiding questions in which this research was based on concern: How to assess the actions taken by ETSUS-PI? Instruments that apply to the social actors involved in the process work? How to keep records in a standardization of the evaluation process of ETSUS-PI? This study is justified by the lack of proper instruments to enable the assessment of the activities developed in ETSUS-PI, as well as by the lack of records (standardization) of evaluation activities and school, the need to assess the actions taken by ETSUS-PI, as the perspective of the social actors involved in the work process, in order to qualify and enhance it. This work will be carried out through literature, seeking information about the evaluation and the effective participation of the institutional community. The conclusion is that the more incisive appraising look to widen awareness of the possibilities and limits of operation of the school, in addition to allowing a visualization of the scope of work and skills that need to be developed to meet the educational and social demands.
Subject: Educação em Enfermagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5NXM
Issue Date: 1-Jul-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_cegepe_finalizado.pdf286.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.